terça-feira, 7 de outubro de 2008

Obviamente, demitam-no!(*)

Photobucket

Num país minimamente decente, o Sr. Dr., Engº., Professor, Embaixador e prémio Nobel da fantochada, Francisco Fadul – o presidente do PADEC, um partido político nado-morto, não teria sido nomeado para presidente do Tribunal de Contas (TC). Mas isso seria num país decente. O que não é o caso. Fadul daria uma ajuda preciosa à sua biografia, e tranquilizaria o país se parasse de fazer os guineenses de bobos. É caricata a sua iniciativa de culpar tudo e todos; os seus discursos e entrevistas têm tanto de simplório como de patético.

Desorientado, lá vai a caminho de um campo minado, olhando para cima. E ainda bem.
Escapa-me, no entanto, o feito que levou Fadul à glória, a sua especialidade, a sua arte ou o seu, digamos, «distinguo». Pessoas que eu considero razoavelmente informadas, disseram-me que se tornou popular quando se fez passar por «intelectual» num golpe de Estado qualquer (é que já lhes perdi a conta...), dormindo numa sala da central eléctrica de Bissau e dando entrevistas a jornais estrangeiros fazendo figura de coitadinho.

Ora, sem menosprezo para tal tarefa, que certamente acarretará algumas dificuldades, não creio que fosse apenas isso a torná-lo no que é. Indaguei então se você teria feito alguma descoberta notável, conduzido uma guerrilha bem sucedida, apontado novos caminhos para lado nenhum, interpretado algo de sublime, criado uma obra inigualável, marcado o golo da vitória frente ao Senegal numa das edições da Taça Amílcar Cabral ou, pelo menos, escrito a letra «Baliera Disnortia» da orquestra Super Mama Djombo. Asseguram-me que nada disso você fez.

Creio, pois, que outras qualidades terá, além destas, e é delas que quero ter notícias, caso você se dê ao incómodo de contactar este seu admirador (embora não saiba por que admirá-lo). A democracia, sr. Presidente do PADEC e/ou do Tribunal de Contas, define-se pelas liberdades que assegura aos cidadãos e pelos limites que impões aos que exercem o poder de Estado. Se esses limites se tornarem imprecisos, torna-se precária a garantia de que esses poderes não serão usados por capricho pessoal contra os cidadãos. Ou contra o próprio Estado. Tal e qual como faz Fadul.

Num país com mais de 1 milhão e meio de pobres, esperava-se mais do «fiel da balança do Estado». É indizível a sensação de impotência e perplexidade que invade a imaginação dos guineenses diante do que deveria Francisco Fadul fazer – e não faz. A Economia de um Estado nunca se solidificará deixando os corruptos (e corruptores) de fora. É notório e incessante o ataque aos cofres públicos. O roubo indirecto ao Estado guineense tem de acabar para que possamos progredir.

PS – Sr. Dr., Engº., Professor, embaixador e prémio Nobel da fantochada: se, como diz, gosta mesmo do seu país, faça um favor à Guiné-Bissau e escolha: ou o PADEC ou o Tribunal de Contas. Os dois é que não!

(*) Escreva-me, Sr. Francisco Fadul: aaly_silva@hotmail.com