quinta-feira, 26 de março de 2009

Kumba Ialá pronto para combates políticos

Photobucket

O ex-presidente da Guiné-Bissau e líder do Partido da Renovação Social (na oposição), Kumba Mohamed Ialá, vai regressar ao seu país para enfrentar os próximos combates políticos.

A residir actualmente no Senegal, após uma longa estadia em Marrocos, Kumba Ialá afirmou que está "a arrumar a casa" para concorrer às próximas eleições presidenciais antecipadas, um facto que "só dependerá do partido", pois afirma-se "disponível".

Na capital senegalesa, Dacar, o ex-Chefe de Estado guineense tem acompanhado a situação política e militar do seu país e considera que é "utópico" realizar eleições presidenciais antecipadas no prazo previsto na Constituição.

"Objectivamente não há condições para se realizar o recenseamento e todo o processo de preparação. Isso pode levar, no mínimo 40 e tal dias. Objectivamente as condições para as eleições são utópicas", sustentou. Kumba referiu ainda que está a "estabelecer contactos políticos" no exterior e também a buscar meios para arrumar a casa para o embate político.