segunda-feira, 31 de maio de 2010

EXCLUSIVO: ex-Ministro da Defesa à Comissão de Inquérito ao caso 1 de abril: "1º Ministro Carlos Gomes, ordenou libertação do navio" (com droga)

Photobucket

PONTO Nº 17 DA QUEIXA APRESENTADA A 12 DE ABRIL PELO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS CONTRA ZAMORA INDUTA:

17 - «Custo de operações do barco «Lamu Star», no valor de 17.000.000 fcfa, apreendido no dia 5 de Abril de 2009, com GRANDE QUANTIDADE de droga a bordo. Desconhece-se o paradeiro da droga que se encontrava a bordo.»

E tudo começou assim. No dia 5 de Abril de 2009, elementos das forças armadas surpreenderam nas águas da ilha de Bubaque, no Arquipélago dos Bijagós, o barco «Lamu Star». Nas investigações que se seguiram descobriu-se que o mesmo continha uma carga considerável de cocaína a bordo.

Na posse da notícia, Luís Manuel Cabral, na altura Procurador-Geral da República, fez o que lhe competia (quando se trata de uma apreensão ligada às pescas o caso é entregue à comissão interministerial, composta pelos ministéros da Defesa e das Finanças e ainda pela Secretaria de Estado das Pescas; mas quando se trata de droga, o assunto passa automaticamente para o âmbito do Ministério Público).

Sendo um crime civil, e sabendo que o barco estava na posse dos militares, o PGR tentou para que o caso fosse entregue ao Ministério Público. Em vão. Nessa altura, Zamora Induta – surgido do nada, já sobressaía entre a classe castrense. E recusou pura e simplesmente entregar o barco, a consequente carga e todo o processo ao Ministério Público. Porém, dias depois, numa conversa telefónica, Zamora prometeu a Luís Manuel Cabral que «ia entregar» o assunto ao Ministério Público. Até hoje. Do barco ‘Lamu Star», nem o rasto de uma leve espuma na água...

Os acontecimentos de 1 de abril, contudo, precipitaram a história que abaixo se segue. Foi criada uma Comissão de Inquérito, com vista ao apuramento das verdades. A começar pela queixa movida pelo EMGFA contra Zamora Induta.

Chamado a depor junto da CI, Zamora Induta começou por negar tudo. Não sabia do barco «Lamu Star», não sabia da droga, nem de carga nenhuma. Chamado para ser ouvido, o ex-PGR Luís Manuel Cabral confirmou tudo à CI: «Zamora recusou sempre entregar o processo ao MP».

Na acareação que se seguiu - apertado mais um pouco - Zamora cedeu: «Talvez tenha errado» - disse à CI. E depois revelou que «o barco foi libertdo com o conhecimento do ministro da Defesa, Artur Silva».

Sem perder tempo, Artur Silva é chamado a depor na Comissão de Inquérito. E não se fez de rogado, deixando a CI perplexa: «O barco ‘Lamu Star’ foi libertado por ordem superior (do primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior)».

O «cargueiro da morte»

O barco ‘Lamu Star’, também conhecido por «cargueiro da morte», foi proibido de navegar nas águas territoriais da Gâmbia. As autoridades guineenses pediram já à UNODC (organização das Nações Unidas de combate à droga), e às autoridades gambianas toda a informação disponível sobre o ‘Lamu Star’.

Agora impõe-se esta pergunta à comunidade internacional (Nações Unidas – ONUDC, União Europeia, Estados Unidos da América (Departamento do Tesouro):

O que vão fazer? Quem ouvirá Carlos Gomes Júnior – o Ministério Público, que tem competência para tal, ou a Promotoria Militar, detentora do processo ‘Lamu Star’ até aos dias de hoje?

Querem melhor exemplo da promiscuidade entre políticos e militares? AAS