quarta-feira, 9 de junho de 2010

Um Presidente não 'zig-zig'

O Presidente da República, Malam Bacai Sanha regressou a meio da manhã de hoje ao país, depois de uma estada de 10 dias no estrangeiro (França).

Em Nice, Bacai Sanha garantiu à 'Jeune Afrique' haver "personalidades políticas envolvidas nos assassinatos políticos cometidos na Guiné-Bissau em 2009.
Pelo meio, recebeu o 1º Ministro Carlos Gomes Jr numa audiência tida como 'cortante'.

Quando Cadogo entrou na sala, já Bacai Sanha e o seu homólogo caboverdeano Pedro Pires aguarvadam, entre café e uns bolinhos secos e água. O ambiente gelou. "Personalidades políticas" - reparem.

E o Presidente sabia bem do que falava quando era entrevistado pelo jornalista: tinha já na sua posse (o relatório precedeu o PR na chegada a França), dois relatórios: um, sobre os casos Hélder Proença/Baciro Dabó; o outro, com matéria substancial, revela informações preciosas e precisas, sobre o assassinato do antigo PR 'Nino' Vieira.

Ora bem. O PR chegou ao país e a imprensa, excitada, foi para cima dele com tudo. "Sr. Presidente...acerca de personalidades políticas e as mortes de" fulano, beltrano e sicrano....

Malam Bacai Sanha não se fez de rogado: 'Eu não sou um Presidente zig-zig (sic). Estou na posse de informações, e dos relatórios preliminares. Cedo ou tarde vai saber-se quem são essas pessoas". Sem perder o fôlego, Bacai dispara outro projéctil: "Ou querem que eu seja um PR fechado?".

A imprensa não tugiu nem mugiu. Mas a imprensa podia contra-atacar: "Já agora, excelência, quem são essas personalidades?". Uai, fassi bu tarbadju... Nada. A imprensa que temos. A estrangeira também.

Para alguém com um pouco de testa, e, já agora de tutano, não será difícil apanhar o fio à meada. E quando o PR assegura que Carlos Gomes Jr vai regressar "como 1º Ministro", não está a blasfemar. Não. Um PR não blasfema. Quando muito, está a adiar o inevitável. Isto: a queda do 1º Ministro está iminente. Não há disfarce possível. O carnaval já era. O dia das mentiras, revelou verdades. AAS