sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EXCLUSIVO: Presidente da República não quer mais ouvir falar em "remodelação governamental". E isso é mau

A queda do Governo de Carlos Gomes Jr parece estar iminente. Dentro do próprio PAIGC já ninguém consegue disfarçar o mal-estar, e as fissuras criadas com os nomes propostos por Cadogo Jr para o Governo.

Nomes sem qualquer ligação ao partido, gente sem qualquer aproximação ideológica ao PAIGC, minaram até a confiança dos incondicionais de Cadogo Jr. Hoje, todos falam abertamente que querem a queda o mais rapidamente possível do Primeiro-Ministro, e do seu Governo.

Depois de, por duas vezes, o Primeiro-Ministro ter entregue a lista da tão propalada remodelação governamental; depois de, por duas vezes, o Presidente da República ter vetado dois nomes propostos para Ministro do Interior - Botché Candé e Oscar Barbosa (Cancan), nomes com o seu quê, tanto de rídiculo como de sinistro, estalou de vez o verniz entre a Presidência e a Primatura.

Odeiam-se. E pronto. E à 3ª, será de vez.

Malam Bacai Sanha aguarda agora - e apenas - pela 3ª lista, para pôr Carlos Gomes Jr fora-de-jogo. O próprio PAIGC não lhe dá descanso.

"Toda a instabilidade traz problemas. Em vez do PM tentar pacificar o partido, arrumar a casa, começou a comprar guerras com todos", disse uma fonte do PAIGC (de que Cadogo e Bacai fazem parte) ao DC.

E acrescenta, a propósito das duas listas apresentadas pelo Primeiro-Ministro ao Presidente da República: "Uma coisa é a lista saída dentro do partido (PAIGC) e outra, bem diferente, é a lista que Carlos Gomes Jr leva ao Presidente, por sua livre iniciativa. É um insulto à própria Nação, alguns nomes propostos".

Ditadura do Consenso apurou entretanto que apenas o perdão da dívida externa da Guiné-Bissau (cerca de USD 1 bilião), pelos seus parceiros, está a condicionar a queda do Governo de Carlos Gomes Jr. Porém, alguns fazem questão de lembrar, a dívida perdoada é do País e não do Governo...AA