quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ministro dos Negócios Estrangeiros vs Embaixada da Gâmbia ou... lubu ka ta kumé lubu...

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Adelino Mano Queta, anda a acompanhar a Gâmbia nas suas manobras dilatórias: seis(!) meses depois, e depois de no dia 12 de julho eu ter descrito o acidente tal como foi, vem a Gâmbia escrever ao MNE dizendo: «Não houve ocorrência da polícia e nem uma queixa na embaixada da Guiné-Bissau em Banjul». Essa é que é essa.

A Embaixada da Gâmbia, e o Ministério guineense dos Negócios Estrangeiros Esquisitos que se ponham a pau!

Ora bem. As autoridades da Gâmbia é que RECUSARAM simplesmente chamar a polícia: «Carro do Estado» - de um Estado trapaceiro, diga-se. Alertaram-me: O Ministro dos Negócios Estrangeiros não tem vontade nenhuma em resolver o teu problema, pois é amigo de jantares e noitadas do Embaixador da Gâmbia. Seja. Um ministro fraco e sem autoridade, em final de funções, mas ainda assim um ministro...

Sr Adelino Mano Queta

Se se recorda, uma vez, em Lisboa o senhor convidou-me para jantar no restaurante Rodízio, no Campo Pequeno, por causa daquele PROBLEMÃO na Embaixada com a B....., sobrinha do 'Nino' Vieira... e só não se pôs de joelhos... Disse-me que NÃO lhe estragasse a carreira pois cresceu com o meu PAI em Bolama e coisa e tal... lembra-se? Ok, vou contar agora toda a história: com nomes e rostos e a carta que na altura foi enviada pelos funcionários da Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa - pois só assim os guineenses passarão a conhecer-se, e os que lhes governam passarão a ser melhor conhecidos.

Conheço bem os vossos vícios...

Nessa noite, tinha na minha frente um farrapo de homem feito representante diplomático de um País ajoelhado! Podia, se quisesse, aplicar-lhe o mais vexante dos castigos e vê-lo desmoronar como um castelo de cartas... O jornal Independente (onde eu trabalhava) queria-o, mas eu consegui evitar o escândalo. Estou arrependido.

Sr. Ministro: uma mão lava a outra, e ambos os pés!

Tinha na minha frente alguém que nunca mostrou ser capaz de, nos intervalos, ser capaz de servir com talento e competência... Hoje, já ninguém livra o embaixador. E nem às gentes que crepitam à sua volta.

Nô pintcha!

E estou-me completamente nas tintas, e o próprio Ministro não está sequer preparado para o caos que se seguirá...

O Ministro dos Negócios Estrangeiros passa a vida em viagens - ainda que nada resolva; a cravar bolsas de estudo e a enviar flhos(as), mulher e namorados destes para a China para estágios que ninguém sabe quem paga ou como foram 'seleccionados', e, pior ainda a quem servirão tantos estágios... é o que se chama «preparar a retirada»...

Hoje, ao telefone, o ministro Mano Queta disse-me: «O problema é seu». E eu disse-lhe: «O senhor não mostra autoridade. E não mostra porque NÃO a tem.. O que é ridículo (que provoca riso; insignificante), convenhamos.

A mim, torna-se-me claro isto: que o Ministro Mano Queta é como São Tomé - ver para crer. Verá, e espero que acredite no que os seus olhos vão ler. Estou farto deste Estado pateta e de calças na mão; estou farto de governantes passivos e de mão estendida; NUMA PALAVRA: estou farto de promiscuidades... E isso cura-se com uma câmara fotográfica...

Tudo o que acontecer aos carros da Embaixada Trapaceira da Gâmbia será da inteira RESPONSABILIDADE do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Adelino Mano Queta, e do seu compadre Carlos Gomes Jr.

Quero pôr de joelhos o Ministro Mano Queta e mais alguém...

António Aly Silva