terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Em Dakar, com eles no pensamento

O general António Indjai, CEMGFA, o Contra-Almirante Bubo Na Tchuto, CEMA e o general Papa Camará, CEMFA, são três nomes que constam da agenda do Primeiro-Ministro na sua deslocação a Dakar, no Senegal.

Segundo uma fonte da comitiva guineense, em Dakar, estes três oficiais das forças armadas, acossados tanto pelos EUA como pela UE de envolvimento no narcotráfico internacional, podem vir a ser presos no Senegal caso pisem o seu território.

Aliás, Bubo Na Tchuto tem confidenciado a pessoas próximas sobre o receio que tem em ir ao Senegal. A Europa e a América, de resto, nunca se conformaram com as nomeações destes três oficiais, nomeadamente, para as chefias do Estado-Maior General das forças armadas, da Marinha de Guerra e da Força Aérea. E querem-nos fora dos poleiros.

O pedido foi feito às autoridades senegaleses, e, como contrapartida, o Executivo guineense compromete-se a ter mão mais dura sobre a guerrilha independentista e separatista de Casamance que impõe a Dakar uma desgastante guerra de guerrilha.

Neste momento, a estrada que liga Pirada a Tambacounda (via Velingara) encontra-se fortemente patrulhada por militares senegaleses.

Mas há o reverso da moeda. O Senegal quer, por exemplo, saber o porquê de haver ainda dezenas de cidadãos guineenses refugiados no seu País, e o motivo porque lhes é tolhido o regresso a casa. E pedem ainda uma maior aceleração nas investigações que levem à barra da Justiça todos os implicados nos crimes de sangue ocorridos em 2009 (general João Bernardo 'Nino' Vieira, Presidente da República eleito e em funções, o Helder Proença, Deputado da Nação, e o Baciro Dabó, candidato presidencial).

Manifestações mil

Está a chegar o mês de Março, e cidadãos anónimos, outros nem tanto, preparam uma vaga de manifestações para pedir a aceleração dos processos de investigação aos assassinatos de 2009.

Ditadura do Consenso apurou junto da organização de uma das manifestações, que será igualmente pedida a demissão do Procurador-Geral da República, Amine Saad, por este não "ter condições para trabalhar", apesar do esforço em "provar o contrário".

Pelo menos, quatro manifestações estão a ser programadas. Uma para o dia do assassinato do ex-CEMGFA Tagme Na Waié, e três para o dia a seguir - assassinato de 'Nino' Vieira. É caso para dizer que, em Bissau, a temperatura baterá todos os recordes... AAS