quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Governo e UNICEF combatem a malária

O Governo guineense e a UNICEF lançaram ontem uma campanha nacional de distribuição de mosquiteiros banhados com inseticidas. A iniciativa insere-se na luta contra a malária, a principal doença que afecta o país. Segundo avança a agência Lusa, mais de 200 mil famílias guineenses irão receber 900 mil mosquiteiros impregnados – isto é, banhados com inseticidas – até ao final da semana para tentar combater uma enfermidade que, segundo o ministro guineense da Saúde, Camilo Simões Pereira, constitui uma “calamidade nacional” na Guiné-Bissau.

Esta campanha de distribuição gratuita rege-se pelo lema “Juntos podemos conseguir mais” e pretende sensibilizar as pessoas para uma utilização correta e continuada dos mosquiteiros de modo a reduzir a incidência da doença. Geoff Wiffen, representante da UNICEF no país, afirmou que a situação é muito preocupante porque “perto de metade das famílias guineenses não tem mosquiteiros impregnados nos seus lares”, segundo dados do último inquérito aos indicadores múltiplos conduzido pelo Governo.

Só em 2010 a malária afetou mais de 140 mil guineenses. O grande objetivo continua a ser reduzir estes números e esta é mais uma das tentativas nesse sentido. Os mosquiteiros foram comprados no âmbito do Fundo Global (financiado por diversos países, entre eles Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos e Japão) para o combate à Malária, Tuberculose e SIDA, correspondendo a um investimento de 5,1 milhões de euros. AAS