quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ah, ah

«Caro Aly,

Espero que estejas bem. Quero contar-te um acontecimento que se passou comigo, e, proventura poderá servir para o teu blog. Ontem fui apanhado numa operação stop, junto ao aeroporto, por volta das 10,30h (não tendo sido a primeira). Apresentado todos os documentos o agente pediu que o seguisse até à esquadra policia dde transito do Aeroporto. Estranhando, perguntei porquê? Recebi como resposta «estás detido por estares a conduzir com uma carta de condução da Guiné-Bissau».

Pois é meu caro, tenho carta e conduzo em Portugal desde 1978, e sempre me haviam informado que a teria de trocar se aqui fixasse residência ou quando ultrapassase os seis meses de estadia, o que nunca aconteceu. Na esquadra, durante a execução do auto , fui detido por estar a conduzir com carta da Guiné-Bissau e que esta não teria assinado a Convenção de Genebra, e, assim, não tinha nenhum acordo com Portugal. Amigo, detido, levado num carro da policia e acompanhado directamente a tribunal para um julgamento sumário.

Condenado a pagar (constou-me que a multa poderia chegar aos 7.000 euros), ou a fazer trabalho comunitário - pelos vistos é bom ser época do Natal - e não ter sido fim-de-semana, porque teria conhecido o calabouço, visto o Tribunal fechar nesse período. Meu caro, que escolha! Assim, tenho para cumprir 48 horas de trabalho comunitário, e estou inibido de conduzir. Pode ser que este episódio, te possa servir para alertares os Guineenses que costumam conduzir aqui com a nossa carta, e ao Governo pela vergonha que nos faz passar. Um abraço e já agora um bom Natal.
O.A.
»

M/R: Olha se a moda pega! Com tanto que há para limpar... Sufri, nha ermon. Pega tessu na kil dus dias. E, usa luvas!!! AAS