sábado, 31 de dezembro de 2011

Palhaçada Político/Militar

«Aly,

É normal nesta fase conturbada do pais, aliás, em mais uma fase conturbada, haja opinioes de várias sensibilidades com o único intuito de encontrar respostas - se é que ela vai ser encontrada - uma vez que, nas inúmeras situaçoes anteriores e apesar dos prometidos inquéritos tudo desembocou em nada e, o povo, o principal interessado nesta explicaçao nao foi tido nem achado. Curiosamente, e apesar dos prevaricadores serem sempre os mesmos e conhecidos por todos, o que se vê, no final de tudo isso, sao promoçoes dos mesmos a altas patentes, servindo, como estímulo a mais situaçoes como as que acabamos infelizmente de assistir.

Se todos os inquéritos levados acabo pelas entidades competentes resultaram deliberadamente inconclusivos ou pouco credíveis, então, uma pergunta faz sentido: A quem se subordinam esses militares? Em que critérios se devem basear a nomeaçao de um militar a alta patente? Ou seja, o que é que um militar deve ter, como relevante, para ser incluido no lote dos possiveis promovidos? Quem tem a competência para os promover? Como podem ver, existem infindáveis perguntas para respostas também sem fim. Mas, a resposta, creio eu, existe na lei magna do país. Assim sendo, alguém deve ser responsabilizado por este estado cíclico de palhaçada.

E, para mim, esta responsabilidade deve ser imputada à pessoa do Senhor Presidente da República e ao Senhor Primeiro Ministro na medida em que são os responsáveis pelas nomeações das altas patentes militares. Por outro lado, parece evidente que o Presidente da República na qualidade de Comandante em Chefe das forças armadas, está a perder controlo da mesma. Isto vê-se pela forma como todos os CEMGFA se apresentam com as suas escoltas, chegando a ser maior em número comparativamente às do próprio PR ou PM.

Estou em crer que se todas as promoções tivessem assentes em critérios que não aqueles que servem outros fins, muitas destas palhaçadas nao teriam acontecido.

Do Primeiro Ministro se espera uma explicação ao país, e, desta vez, não se esperam explicações simplistas como a que nos tem habituado: "... apenas houve um mal entendido entre os militares nos quartéis ". Este tipo de explicações, Sr Primeiro Ministro, são inaceitáveis. O país e o mundo querem acções concretas e s aplicação exemplar da lei e que os culpados sejam entregues à Justiça. E, não bastaria. Seria preciso que a justiça funcionasse! O sr não é o único guineense porquanto, não tendo nada mais a dar ao país, o melhor que se deve fazer é retirar-se!

Quero lembrar-lhe sr Primeiro Ministro que aquando do encerramento do convite da Câmara de Comércio e Industria da Guiné-Bissau aos empresários Portugueses, o Sr apelou ao investimento dos empresários Portugueses na Guiné. Que empresário aceitaria investir num país instável como a Guiné-Bissau?

Sr Primeiro Ministro, é preciso mais do que um simples apelo. O que o país espera de si, é uma coragem política capaz de promover uma ruptura neste status quo. No passado defendi que o país precisa de abrir e fechar um ciclo eleitoral sem interrupçoes por forma a cimentarmos ainda mais a nossa maturidade democrática. Aqui, devo dizer-lhe sr Primeiro Ministro que estou a ficar desapontado com a sua inércia ou falta de visao política. E porquê? Porque ao aceitar indicar uma pessoa para eventual alto cargo militar e o Presidente conferir-lhe a posse, pese embora nao reunir condiçoes académicas mínimas, os senhores estao, isso sim, a cemear vento para depois, mais tarde, o país colher tempestade! As pessoas nao podem continuar a morrer assim Sr Presidente, Sr Primeiro Ministro!

Em Cabo-Verde duvido que haja um Capitão que não saiba falar o português correctamente. E porque é que isso continua acontecer na Guiné? São estas e outras coisas por isso a escola não tem o devido destaque que merece! Sr Primeiro Ministro, não podia terminar sem antes desejar-lhe felicidades e que o país se encontre no novo ano 2012 que aí está, a paz e a tranquilidade necessárias para que possa desempenhar e resolver os desafios que o mundo e o país espera de si.

Exmo Sr Presidente,

Vossa excelência prometeu na sua tomada de posse que caso fosse necessario, daria sua vida para que certos casos sobejamente conhecido e que envergonham o país fossem esclarecidos. Pessoalmente, creio que nao é preciso ir tao longe pois cada guineense continua válido e com tarefa a desempenhar no processo de recontruçao do país. Ao envez disso, use a sua influência para que deixemos de nos matar pois cada guineense morto gratuitamente, constitue um retrocesso na nossa aspiraçao do desenvolvimente de que o sr tanto se fala.

Concretamente neste último aparato militar, a somar outros tantos, infelizmente nao vejo os principais actores como culpados mas sim, as pessoas que permitiram que essas pessoas ocupassem esses lugares. Ao dizer isso, estou a imputar-lhe a grande parte de responsabilidade por razoes que atrás invoquei. A Guiné possui pessoas capazes e, em relaçao as forças armadas, a soluçao passa em adoptar altos cargos ás pessoas bem preparadas academicamente pois sao menos propensos as influências externas das forças armadas que , quanto a mim, está na base de todas estas situaçoes.

As reformas de que tanto se fala e que depende em grande medida das ajudas internacionais só terá efeito se fizermos a nossa parte, se assumirmos a nossa responsabilidade. Da minha parte nao espantaria se os mesmos subversivos militares voltarem a ocupar os seus anteriores cargos. Entao, como estranhar se algo de semelhante voltasse a acontecer.

Para terminar, desejo-lhe a mais rápida recuperaçao do problema de saúde de que o sr padece e que o novo ano 2012 lhe trague mais garra e energia para melhor puder desempenhar de forma sábia o cargo da mais alta magistratura de que foi incumbido.

Ao país e o povo guineense, agradeço e desejo profundamente que o ano 2011 seja o fim de todos os conflitos internos, e que o novo ano 2012 seja o início de uma convivência fraterna entre todos os imaos. Paz, paz, paz sempre!!

Caro Aly, Saúde é o meu maior desejo para que continue a dar-nos, na Guiné e aqui na diáspora, o privilégio de acompanhar a par e passo tudo o que se passa no nosso país. Tarefa difícil sim, mas quem corre por gosto... aquele abraço.

M.A.L.
»