segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Encontro do primeiro-ministro com a comunidade guineense em Lisboa

cadogo aula magna 1
O primeiro-ministro ouvindo o hino nacional, acompanhado de Fally Embaló, embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa

A diáspora da Guiné-Bissau em Portugal deslocou-se ontem, domingo, em peso à Aula Magna da reitoria da Universidade de Lisboa, para ouvir do primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Jr., numa sessão aberta a perguntas e respostas. Carlos Gomes Júnior, candidato às eleições presidenciais do próximo dia 18 de março, falou sobre a atual situação do país e deixou uma mensagem de esperança às mais de 250 pessoas que se deslocaram à sala lisboeta.

«Nos momentos difíceis que atravessámos ao longo dos últimos anos, o povo português, sempre de uma forma carinhosa, acolheu os nossos irmãos. Sabemos que a vida da emigração é dura. Queria agradecer às autoridades portuguesas o tratamento que têm dado aos filhos da Guiné-Bissau e salientar a cooperação entre os dois países», afirmou. Estudantes universitários, operários da construção civil, desempregados e domésticas. Foram muitos os que não quiseram perder a oportunidade de confrontar o ainda primeiro-ministro guineense com algumas questões mais melindrosas.

cadogo aula magna
Carlos Gomes Jr., ouve perguntas por parte da assistência - cerca de 250 pessoas.

Uma dessas vozes foi a da jovem Sofi Gomes, 29 anos, estudante de direito e que mantém acesa a chama de regressar ao país que deixou em tenra idade. Com uma declaração apaixonada e vibrante, apelou a que o povo se unisse e deixasse as quezílias políticas e étnicas de parte e remasse em prol da unidade do país.

A finalizar a sua intervenção, o agora candidato à presidência da República anunciou que o acordo sobre as pescas celebrado com a União Europeia vai significar a entrada de nove milhões de euros nos cofres do país. Estiveram na sessão de esclarecimentos, o embaixador guineense em Portugal, Fali Embaló, o secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e o secretário de Estado das Comunidades, Fernando Gomes Dias.

Artigo: Leonel Lopes Gomes
Fotos: António Azevedo/ASF