quarta-feira, 14 de março de 2012

Ban Ki-Moon pede ajuda a Paulo portas na continuação dos apoios à Guiné-Bissau

portas-ki moon

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, a continuação do apoio de Portugal ao processo de reformas e consolidação da paz na Guiné-Bissau.

Segundo nota hoje divulgada pelo gabinete de Ban Ki-moon, o pedido foi expresso durante um encontro entre ambos na segunda-feira, nas Nações Unidas, depois de o chefe da diplomacia de Portugal ter feito uma intervenção no Conselho de Segurança sobre a situação no Médio Oriente, e em particular a Síria, crise também discutida entre ambos.

Ban Ki-moon "expressou o apreço pelo antigo apoio a Timor-Leste e às sucessivas missões da ONU" no país lusófono, refere a nota. O secretário-geral da ONU também "encorajou Portugal a continuar o seu envolvimento no apoio à agenda de reformas e de consolidação da paz na Guiné-Bissau".

A ONU tem um escritório na Guiné-Bissau e uma missão cessante em Timor-Leste e ambos os países vão realizar eleições em 2012. Outro ponto discutido entre ambos foi a recente visita do secretário-geral da ONU a Angola. Nas Nações Unidas, Portas também se encontrou na segunda-feira com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e com o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov.

No Conselho de Segurança, o ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que a iniciativa da ONU e Liga Árabe para a Síria, liderada Koffi Annan, é a "última oportunidade" para impedir uma guerra civil. Numa altura em que decorrem consultas sobre um novo projeto de resolução, depois dos dois vetos da Rússia e da China, Portas apelou ainda a um apoio "público e total" dos 15 países membros do Conselho de Segurança a esta iniciativa. RTP