sábado, 24 de março de 2012

Tudu manera...

Carissimo Aly,

Prezado compatriota,

Como dizia Winston Churchill, “quando as situações se tornam demasiado complicadas para o comum dos mortais é necessário que outro homem, a título individual, se agigante e inspire os demais”. Com a devida proporção e enquadramento, é este o teu papel no momento presente.
A tua postura patriotica, corajosa e desinteressada no presente contexto da nossa Guiné (relevante ou não conforme o prisma de interesses de cada um), não é indeferente a nenhum cidadão digno desse pais. Estas de parabéns meu irmão e compatriota.

Falo de ti, citando um grande homem que marcou a historia mundial. Falo, de forma despretensiosa e desinteressada, pelo simples privilégio de poder intrepretar o tom refinado da tua inteligência sui generis, traduzido no requinte e subtileza dos teus artigos e noticiais “telegraficas”, mas pertinentes... apimentados de satira, sarcasmos e palavrões provocantes. Artigos e alertas que, dão vida ao teu labor patriota, dando-te também a etiqueta de jornalista de “ma educação”. Para mim, não importa a etiqueta... porque, aos bons deve-se dar o privilégio da extravagância.

Um particular acto de reconhecimento pela tua coragem e prespicacia em abordar, denunciando a vergonhosa intreferência dos militares na vida politica. Uma imiscuência de cariz tribal e sectario que urge denunciar. O teu alerta, é um acto de  coragem patriotica dado os contornos perigosos que este novo modelo de Golpe Estado pós-Eleitoral deixa antever. O porquê deste reconhecimento? Nada, que não a propria evidência das tuas verdades.
 
Aly,

Num momento crucial, em que o pais se perde em derrapagens de conduta, quer ética, quer moral, principalmente politica, soubestes dar aos guineenses, a suprema lição “Bocagista” de que, “os malucos são os outros que assim pensam que eu o sou”. O pais esta sereno e tu também estás... com “eles” todos no sitio. Os guineenses deram mais uma vez ao mundo a lição de que, quando lhes é dado a oportunidade, sabem ser cidadãos responsaveis.

No dia 18 de março deram um exemplo de civismo e de cidadania fazendo de forma ordeira e responsavel as suas escolhas. Os numeros, estes não deixam margens para duvidas... senão..., uns escassos minimos para que, as coisas fossem mais claras e evidentes. Mas, dado ao seguimento do processo... seriam esses “escassos minimos” suficientes mesmo assim !! ??
Porém, ao exemplo do Povo, como sempre, mais uma vez, os politicos..., melhor, um grupo de politicos pretende mostrar o contrario, querendo impôr a logica das suas vontades e ambições.

Um quinteto de maus perdedores e de malucos sem norte semeiam a incertitude e propagam a tensão pelo pais fora, desacreditando a nossa democracia. Um de entre eles, ja era dado como tal (passado da cabeça). A esse, juntam-se mais outros quatros inquilinos que se dão vergonhosamente a conhecer nesse lote de desvairados politicos da pior forma. Um quinteto de jumentos perturbadores de mau agouro para o pais.

Kumba Yala, ja se lhe conhece a pancada há muito. Nada a acrescentar, senão passar-lhe um atestado de insanidade e de ineligibilidade para se cndidatar ao cargo de Presidente da Republica. Os seus faits divers e palhaçadas dispensam comentarios, senão um estudo psiquiatrico. Infelizmente, é que so na Guiné-Bissau é que se ressuscita um “zombie” perdido nas ruas de Marraqueche para se vir postular ao cargo de Presidente de uma Republica. É pena e vergonhoso para a nossa élite politica.

Henrique Pereira Rosa (HPR), o apregoado homem dos principios, da moral, da ética, da paz e da coerência..., deixa finalmente cair a mascara...mostrando a sua verdadeira faceta. A faceta de um homem perdido moralmente e consigo mesmo, falso de principios e sem bases para se pretender ser um democrata. Um dia o povo da Guiné-Bissau conhecera melhor a verdadeira faceta desse homem que se diz de paz e de principios. Nunca o foi e, menos ainda o foi, nos tempos da sua tão propalada presidência interina que, infelizmente poucos sabem, foi marcado por oportunismos e traições à causa nacional. Um dia, a seu tempo oportuno, os meus compatriotas compreenderão melhor o alcance da minhas palavras. HPR, não é um democrata.

O seu complexo de inferioridade em relação ao candidato Carlos Gomes Junior, a priori, nunca o permitiria estar do lado da verdade, reconhecer a evidência da vontade democratica e estar do lado do bem. Nunca o faria porque não esta preparado para isso. Basta ver de que lado esta neste momento o HPR, para saber qual o seu caracter e postura enquanto cidadão e democrata. Um embuste social e politico.

“Manuel” Serifo Nhamadjo (SN). De pardo a pretensioso foi um passo de anão. Falou da “herança” de Malam Bacai Sanha (MBS) e não falhou. Dele, deve ter “herdado” a intriga, o complexo de inferioridade e o jogo duplo da sangussuga (morder e soprar). Ele efectivamente não deixa de ser, o “herdeiro” de uma logica de continuidade e do étnicismo obscuroncista que, subtil e subrepticimente foi sendo cultivado nos ultimos tempos nas mais altas esferas da Nação.

Da verdadeira herança Serifo Nhamadjo, a unica que conhecemos não falou nunca (quiça o desconhece-se)... a herança de Amilcar Cabral, cujo “Programa minimo” ainda nem cumprimos na integra e, fala de “continuar a obra de MBS”. Olho à direita e à esquerda... so vejo NADA. Porém, mesmo o malogrado Presidente MBS ja conhecia muito bem o “Manuel” Serifo Nhamadjo, razão pela qual não o escolheu como seu Director de Campanha nas eleições de 2009. Sobre este facto, perguntem ao SN, o porquê desse su afastamento do cargo!

Serifo Nhamadjo perdeu as “primarias” do PAIGC e, disse que contestatava os resultados porque o voto não foi secreto “como mandam as regras”, mas sim de braços no ar “como quis o Cadogo”. Rejeita hoje o resultado destas eleições agora..., quiça, porque não foi de “braços no ar” como queria pois assim iria ganhar, mas sim secreto como decidiu soberanamente o Povo, escolhendo maioritariamente como melhor candidato Cadogo Jr.

O resultado seria o mesmo quando não se esta de boa fé, quando não se esta preparado e ainda mais, quando o pretensioso não sabe medir o alcance do passo das suas pernas..., a logica é sempre protestar/contestar. E a logica dos fracos e dos pretensiosos.

Serifo Nhamdajo fala de “transparência”... que se lembre do “Nô Kumpu” que arruinou assim como as familias dos seus empregados, da sua ma gestão na ANP, também do anulado concurso publico para o sistema de segurança da ANP devido ao facto de ter criado e concorrido com uma empresa previamente talhado e para abarcar com o apetitoso fundo disponibilizado para o efeito..., que se lembre da pouca vergonha, como que utilizou os fundos do Estado, das Nações Unidas e outros doadores na sua propalada “Conferência para a Paz e Reconciliação Nacional” da ANP que..., hoje se sabe que, não era nada mais do que um trampolim camuflado para o lançamento da sua presente e falhada candidatura Presidencial. Haja vergonha e postura Sr. “Manuel” Serifo Nhamadjo.

Serifo Nhamadjo não é um democrata, nunca o foi e nunca o sera, pois, sempre jogou na sombra e sempre sera um homem da sombra e do complôt, o seu papel neste esquema de desestabilização do pais ja ha muito lhe estava destinado.
 
Aos dois outros energumenos do jumento, abstenho de falar longamente. Senão, um à parte para relembrar ao Presidente do Partido dos Jovens para se aquitar atempadamente das suas rendas de casa, sob pena de voltar a levar enxertos de porrada como foi recentemente brindado pelo seu senhorio. Ao Tenente-Coronel que, não se esqueça de pagar aos pobres produtores de castanha de caju que ficaram ainda mais pobres com o seu “calote” da campanha.

A ti Aly, meu irmão e amigo, o meu muito obrigado pela coragem que Deus Te deu,
O meu reconhecimento pelo apêgo à causa comum e à verdade. Que Deus te proteja. Porque na Guiné-Bissau, a verdade e trabalho, são alvos a abater.

Do amigo,
Nhâté Brayé