quinta-feira, 17 de maio de 2012

Autores do golpe devem ser alvo de sanções e a comunidade internacional deve tornar clara a posição contra golpistas



O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje em Lisboa que os autores militares e políticos do golpe de Estado na Guiné-Bissau devem ser alvo de sanções e que a comunidade internacional deve tornar clara a posição contra golpistas.

"Portugal tem agido de forma concertada. Neste momento está a ser discutida no Conselho de Segurança das Nações Unidas uma resolução que visa tornar clara a condenação da comunidade internacional de atos golpistas e a sanção daqueles que os cometem", disse Paulo Portas, após uma reunião de mais de uma hora com o primeiro-ministro deposto da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

"No quadro da União Europeia foram já anunciadas sanções. Quem dá golpes de Estado tem de perceber que há consequências e que a comunidade internacional não é permeável a golpes de Estado", afirmou Paulo Portas, acrescentado que as sanções têm de atuar sobre os bens dos golpistas e não contra o povo guineense.

"Portugal tem agido pela reposição da legalidade. A comunidade internacional é amiga da população da Guiné-Bissau. Quando falamos em sanções, falamos em concreto aos militares autores do golpe de Estado e autores políticos", referiu ainda Paulo Portas.

Por seu lado, Carlos Gomes Júnior disse que o "maior partido político" da Guiné Bissau, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), está coeso, tendo desvalorizado os recentes contactos de "apenas sete elementos" com o atual regime de Bissau.

Para Carlos Gomes Júnior, as instituições guineenses que foram alvo do golpe de Estado de 12 de abril são legítimas e, por isso, não vê necessidade de formar um governo no exílio.

Além da reestruturação das Forças Armadas que devem ter um máximo de 3.500 efetivos, Carlos Gomes Júnior afirmou que a Guiné-Bissau tem de receber ajuda internacional no combate ao narcotráfico, uma questão que "não pode ser escamoteada" e que Paulo Portas considerou estar "também na origem" do golpe de Estado de 12 de abril.

"Eu não tenho nenhuma dúvida. Todas as informações de que Portugal dispõe apontam para que claramente, na origem deste golpe de Estado também está o narcotráfico e, ou a Guiné-Bissau tem condições para ser um Estado de Direito, ou a Guiné-Bissau fica sequestrada a um certo poder militar que é permeável ao narcotráfico" disse Paulo Portas.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) designou Serifo Nhamadjo para Presidente da transição, até à realização de novas eleições dentro de um ano, e este nomeou na quarta-feira Rui de Barros para o cargo de primeiro-ministro, mas estas decisões foram contestadas pela restante comunidade internacional, que continua a exigir o regresso à ordem constitucional.