segunda-feira, 14 de maio de 2012

COMUNICADO - Associação dos Estudantes Guineenses no Senegal



A Associação dos Estudantes Guineenes no Senegal, na sua qualidade de  organização de interesse público sem fins lucrativos, apartidária e legalmente instituída pelas autoridades da República do Senegal pelo despacho Ministerial  N° 002993 de 09 de 2003, que congrega cerca de  mil e quinhentos  associados, vem por este meio informar a todos os seus membros e simpatizantes, que a carta datada de 08 de Maio de 2012 editada em nome dos estudantes guineenses no Senegal e publicada no blog: www.ditadurradeconsenso.blogspot.com , não é da sua autoria  e  não vincula a actual direcção que entrou em funções no dia 12 de Fevereiro do  corrente ano num quadro democrático e de transparência.

A Associação manisfesta assim preocupações sobre o teor da mensagem veiculada nessa carta, sobretudo no que toca a hipotéticos comportamentos de xenofobia do povo senegalês para com os estrangeiros e particularmente com os guineenses, visto que isso pode expôr os estudantes e guineenses em geral  residentes no Senegal perante situações embaraçosas com repercussões indesejáveis.

Atendendo ao facto de nos encontrarmos em terra estrangeira, a associação lembra aos seus estimados associados que mesmo que os factos citados na referida carta tenham acontecido de forma isolada a alguns dos nossos conterrâneos no Senegal, não devemos generalizar porque há também irmãos nossos que são bem tratados cá. Além disso, informa-se  que todos os casos conflituosos que têm chegado ao conhecimento da direcção da associação, têm sido  devidamente tratados. Por exemplo a associação tem gerido com  tacto e inteligência todos os problemas e conflitos envolvendo estudantes num espírito de camaradagem, mesmo junto das autoridades senegalesas e tem conseguido encontrar soluções viáveis e duradouras.

A Associação informa que todas as decisões emanadas da sua direcção, resultam de uma prévia concertação e análise minuciosa em foro próprio, por implicar a responsabilidade da organização.

Entretanto, a  associação reconhece e respeita a opinião de cada um porque entende que é um exercício da democracia, mas alerta que o uso do nome da organização em actividades particulares, deve obedecer a regras explícitas da associação passando pelos canais adequados conforme os estatutos e regulamento interno que regem a organização.

Foi nesse quadro que a associação dos estudantes em colaboração com a associação dos emigrantes guineenses no Senegal e amigos da Guiné-Bissau, decidiram juntos, na sequência do levantamento militar occorido no dia 12 de Abril de 2012 na Guiné-Bissau, levar a cabo uma “acção de apelo à paz, ao retorno da ordem constitucional e da legalidade democrática na Guiné-Bissau”, ao abrigo dos nossos direitos e deveres enquanto cidadãos. Note-se que as marchas tiveram mais aderência dos estudantes.

Essa acção foi iniciada no dia 14 de Abril e terminou no dia 04 de Maio, tendo havido duas marchas pacíficas bem sucedidas em frente à Embaixada da Guiné-Bissau em Dakar, uma conferência de imprensa nas instalaçoes da liga senegalesa dos direitos humanos- RADDHO “Rencontre Africaine pour la Défense des Droits de l’Homme” e uma série de entrevistas aos orgãos de comunicação nacionais e estrangeiros com linhas de intervenção bem definidas e intervenientes escrupulosamente seleccionados. A isso acrescenta-se uma exposição de cartazes “sit-in” com mensagens essencialmente de paz e de respeito à vontade popular, no dia 03 de Maio em curso aquando da cimeira dos chefes de estado da CEDEAO sobre a crise politico-militar na Guiné-Bissau e no Mali. Saliente-se ainda que a referida iniciativa foi coroada de êxitos e ultrapassou todas as expectativas, porque mais uma vez a nossa mensagem foi largamente difundida pela imprensa nacional e estrangeira e não deixou indiferentes vários responsáveis incluindo chefes de estado que espreitaram ainda que discretamente as nossas mensagens.

Assim sendo, a associação exorta os seus membros a pautarem por uma postura de transparência, de responsabilidade, de respeito e de unidade, em observância dos valores da organização.

Feito em Dakar aos onze dias do mês de maio de 2012

A Direcção