quinta-feira, 3 de maio de 2012

A esperança (e a sogra) são as últimas a morrer...

"Caro Aly,
 
Na integra, estou lhe enviando a minha contribuição referente ao golpe de estado na Buiné-Bissau. Agradecia o favor que a publicasse.
 
Obrigado, mano.
 
Um abraço.
 
 
Em primeira instância, apraz-me felicitá-lo pelo brilhante trabalho que tem vindo a prestar na comunidade guineense na diáspora, mesmo sabendo que põe a sua vida em perigo. Sem delongas, aproveito o ensejo, para manifestar a minha solidariedade, perante o infortúnio que tem vindo a pairar na sua caminhada. Não merece, porque não faz parte “do eixo de mal”. É de conhecimento geral, que o mundo é movido por interesses, tanto de índole económica, política e social. Referente à situação melindrosa com que se debate a RGB é evidente o que está a criar óbice para dissuasão deste golpe de estado, prende-se com os interesses geopolítico e geoestratégico dos diferentes intervenientes, senão vejamos:

Por um lado, a CEDEAO não quer perder a sua influência na sub-região em detrimento de Angola, e por outro a Angola ambiciona ser a potência hegemónica em África. Para tal deve começar a exercer a sua influência nos países com problemas colossais a nível financeiro.

Para fazer face à posição assumida por Angola, em condenar o golpe de estado que assolou a RGB, exigindo a reposição da ordem constitucional, e como sendo o “bode expiatório” dessa sublevação excêntrica, para banir a presença de Angola, na RGB, a CEDEAO decidiu complicar a situação vigente no país e tentar resolvê-la à sua maneira. Após ter mantido o primeiro contacto com os golpistas, a CEDEAO emitiu um comunicado onde se podia ler que a Organização exigia a reposição imediata da ordem constitucional sem, no entanto, explicitar se esta passaria necessariamente, pela normalidade constitucional que vigorava antes do golpe.

No comunicado da CPLP lê-se claramente a sua posição em condenar com toda a veemência o golpe, instando retorno imediato aos seus respectivos lugares o Presidente Interino, Dr. Raimundo Pereira, teria que devolver o poder ao PAIGC e consequentemente a realização da segunda volta. Estas são as posições que diferenciam os objectivos subjacentes desses dois intervenientes separados pela língua e cultura, mas, ao mesmo tempo, unidos na busca de soluções para a estabilização de um país membro afecto as duas organizações.

Essa posição adoptada pela CEDEAO, no seu comunicado demonstra inequivocamente a sua pretensão em resolver a questão ao seu favor, passando assim em cima dos superiores interesses do povo da RGB. Para cautos, tudo leva a crer que, após o primeiro contacto que a Delegação da CEDEAO manteve com o dito Comando Militar, fizeram arranjos políticos, com vista a legitimar o golpe de estado. No entender da CEDEAO, para que o golpe seja consumado, o poder deve ser devolvido aos civis, sendo assim a Comunicação Internacional (CI) não condenará com toda a veemência o golpe de estado em curso, tendo como exemplo os sucessivos golpes de estado que o país já conheceu até à presente data. Assim que a delegação partiu, o dito Comando Militar e os seus cúmplices, tiveram a audácia de dissolver o parlamento e avançar com a criação de um Conselho Nacional de Transição (CNT), preterindo assim a lei magna do país, à Constituição da República, apoiado pelos políticos ávidos de poder e sem escrúpulos.

Os golpistas e os seus mandantes, não esperavam pela reacção imediata e firme da CI, em condenar com todas as forças, o golpe de estado decorrido na RGB, sobretudo a pressão por vários quadrantes e a reposição imediata e incondicional da legalidade constitucional. Como os guineenses, partem do princípio “ver para crer” tentam resistir, ainda que se sentissem encurralados, continuando a não entender a palavra “reposição”, insistindo em avançar com o nome de Serifo Nhmadjó, para ocupar o alugar que almejava, sem ter qualquer pudor em relação aos meios para o conquistar. 
Numa das conferências de imprensa, o porta-voz do “Comando Militar”, Dahaba na Walna, afirmou que o Dr. Raimundo Pereira, não teria condições morais e materiais enquanto comandante-chefe das forças armadas, para comandar os militares que o prenderam.

Nesta acepção surgem as questões: Será que Serifo Nhmadjó teria condições morais e materiais para dirigir um povo que não o quer, e que o vê como pertencente do “eixo de mal”? Teria ele a coragem de dirigir à nação guineense uma mensagem de paz, depois da violência levada a cabo e comissionada a militares?  Nhamadjó tinha afirmado que ninguém lhe tinha endereçado o convite para ocupar o cargo do Presidente da Transição, neste sentido, o tão almejado convite acabou por chegar ao destino inculcado. O mais repugnante é que alguns partidos políticos sem qualquer tipo de estrutura fidedigna, aproveitam a confusão instalada no país, para assumirem o protagonismo, tendo como objectivo o de serem nomeados para altos cargos, de que não são dignos.

Ainda há uma esperança que durante a reunião que irá decorrer no Senegal, que o Senhor Omnipotente ilumine a cabeça dessas pessoas do mal, para sairmos desse impasse que já está a ganhar repercussões inimagináveis.
Bem-haja.

Um abraço.
Ismael S. S."