segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fórum de reflexão sobre a Guiné-Bissau, estudantes Guineense em Marrocos-Fès (Grupo Fidjus di Tchon)



A Situação sociopolítica na Guiné-Bissau e o sistema de ensino marroquino face aos estudantes estrangeiros, foram motivos de debate que marcou o primeiro “fórum da reflexão” no passado Sábado, Doze de Maio do corrente ano, com os estudantes guineenses residentes em Marrocos cidade Fés.

Organizado por um grupo de estudantes denominado “FIDJUS DI TCHON”, o encontro visou a reflexão profundo sobre a situação actual do país como também incentivar os jovens estudantes na mudança de mentalidade porque são os futuros homens para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, como nos deu conta o presidente da comissão organizadora, Railord Delmard Gomes. “Gostaria de salientar ainda de que não devemos ter medo, vergonha e nem devemos ser covardes de ficar de braços cruzados perante uma situação lamentável do nosso país. Pois, somos jovens estudantes temos que estar preparado para assumir o comando do nosso país enquanto futuros quadros. Temos a energia renovada e cheios de esperança, estamos a preparar de maneira alguma para, auxiliarmos na transformação de nosso País em uma grande nação. E hoje, especialmente, apostamos antes de mais nada na sua capacidade de criar e transformar na realidade. Não basta ter sonhos para realizá-los. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nossos sonhos, uma Guiné de paz”.

Além de ser uma ideia brilhante, segundo as opiniões dos participantes, pediram a repetição sucessiva deste tipo do evento, não só quando houver uma sublevação no país mas também como forma de trocar experiencias entre estudantes. “O fórum teve perguntas de reflexões brilhantes, onde discutimos e tiramos a conclusão de que vale a pena lutar para uma Guiné melhor.

Porque nós como futuros quadros, temos que começar a pensar no futuro do nosso país, e dar a nossa contribuição mesmo estando longe de uma forma directa ou indirectamente.

Eu na qualidade do presidente da comissão organizadora deste fórum, vi que vale a pena sonhar para realizar, só assim levaremos a Guiné-Bissau num bom caminho, e pretendo fazer com que este evento volte a acontecer porque, com este tipo de evento podemos ganhar mais experiencias entre nós e, a maneira de reflectir sobre qualquer que seja situação sociopolítica do país”.

O evento durou mais de quatro horas de tempo no salão da reunião “Chambre de Comerce de Fès”, os temas foram orados por um guineense e um professor Marroquino, onde participaram mais de Setenta estudantes e, em jeito da conclusão, foram lançadas mais de vinte e cinco perguntas que exigia uma flexão sobre a Guiné-Bissau e a vida dos estudantes em Marrocos.

Cláudio António da Silva Rumal – Marrocos/Fès.