terça-feira, 15 de maio de 2012

Sem perdão

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou hoje que a «Operação Manatim» permitiu «salvaguardar» a comunidade portuguesa na Guiné-Bissau «perante um golpe de Estado» e que «os portugueses nunca perdoariam» se o Governo não tivesse agido. Em declarações aos jornalistas no final de uma audição à porta fechada na comissão parlamentar de Defesa, Aguiar-Branco disse que após o fim da missão é o «momento de prestar contas» e defendeu que o envio da Força de Reação Imediata (FRI) para a costa ocidental africana foi uma decisão «competente e exigente» do Governo.

«Os portugueses nunca perdoariam se Portugal não tivesse a capacidade de, perante um golpe de Estado noutro país onde existe uma importante comunidade portuguesa, salvaguardar os interesses e as vidas dos cidadãos portugueses nesses países, isso é que ninguém compreenderia», advogou. A operação militar «Manatim» para o eventual resgate de cidadãos portugueses da Guiné-Bissau teve um custo total de 5,7 milhões de euros e envolveu quatro meios navais, dois aviões e mais de 1000 militares durante cerca de três semanas.

Questionado se os portugueses entendem a realização de uma operação militar sem que tenha sido resgatada qualquer pessoa, Aguiar-Branco respondeu que «o Governo, interpretando o sentimento do povo português, agiu como tinha de agir». «A operação de acautelar e salvaguardar a comunidade portuguesa na República da Guiné-Bissau ou em qualquer outra parte do mundo tem de merecer por parte do Governo e do Estado português uma resposta como esta, de forma absolutamente competente e exigente», acentuou.

José Pedro Aguiar-Branco considerou que «do ponto de vista da decisão política» a operação «foi adequada porque era o que tinha de acontecer para salvaguardar a comunidade portuguesa» e do lado militar «a configuração da força foi projetada com coerência» pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA). O governante adiantou que os 5,7 milhões de euros gastos nesta operação, principalmente «em combustível e pessoal», serão «acomodados» pelos três ramos eliminando «um conjunto de exercícios que poderão não ser necessários fazer».

«É feita uma operação real e por se fazer esta operação não haverá necessidade de fazer outras que têm em vista a qualificação e o treino dos ramos», explicou. Interrogado se caso haja um agravamento da situação na Guiné-Bissau é possível o reenvio da FRI, o ministro da Defesa respondeu que «não está nada mais previsto», assinalando no entanto que esta força militar «está sempre com capacidade para poder agir caso haja necessidade de salvaguardar as vidas e os interesses dos portugueses em qualquer parte do mundo».