sexta-feira, 15 de junho de 2012

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA...


"Caro Aly,
Ditadura do consenso é “FIRKIDJA” da indignação do povo guineense... Permita-me entrar de novo no “nosso” blog!
Um abraço!
Vasco Barros.

Confesso que já tive a percepção que os guineenses residentes no país, estão a assistir passivamente e com certo conformismo, a violação da nossa constituição. Na verdade, apesar da opressão, o povo esta a lutar com todas as ferramentas de que dispõe, na defesa dos seus direitos, em nome da democracia. Provas disso, vimos nas manifestações clandestinas dos subúrbios, no sucesso da hip-hop na Net. Para variar, a cidade acordou numa das madrugadas consternadas, desta vez, não com slogan “DJITO KA TEN” mas sim, com pedidos de impugnação em tempo oportuno...
 
Este povo maravilhoso e pacífico, continua com um sorriso lindo e contagiante mas por dentro esta a sofrer. Ajoelhado no infinito com lágrimas, voz presa na garganta e com medo de humilhação e retaliação. Afinal em que mundo estamos? Em que fundo andamos? Menos mal, que as novas tecnologias de informação estão presentes no dia a dia dos guineenses. Ditadura do consenso é testemunha de tanta raiva, tanta revolta.

Caro Aly, como soa, como rima tão bem o verbo escrever no “nosso” blog.
Eu escrevo para desabafar, tu escreves para informar e denunciar, nos escrevemos para reivindicar. Escreve também, meu povo! Escreve sem medo... Escrever é uma terapia da mente. A democracia é isso mesmo!...

A liberdade de expressão é um direito garantido pela nossa constituição. Não quero ouvir o teu pranto mas sim, o teu brado retumbante....! Escreve para encorajar os nossos irmãos na “colónia”! ... Para espantares os males... Para acordar o nosso palácio da coma profunda que se encontra! Para exigir os nossos governantes, a paz a estabilidade e o bem-estar.

Escreve, pois a democracia precisa de cidadãos activos. Os governos preferem os súditos, dóceis os indiferentes, pois esses são mais fáceis de dominar.

Caros irmãos, devemos fazer destas pequenas acções, ponto de partida para uma firme caminhada, rumo a responsabilidade social. Devemos fazer a nossa parte, contribuir intensamente para o crescimento e transformação da sociedade guineense.

Este é o momento de reflexão e de afirmação da nossa identidade. A nossa independência e a nossa soberania, estão hoje gravemente ameaçadas.
Para além da indignação, é preciso afirmar o nosso repúdio claro e inequívoco a esta imposição.

“ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA.”

Mantenhas para todos!

Vasco Barros.
Londres - 2012"