sexta-feira, 8 de junho de 2012

Meu, nosso, vosso blogue


Muita força Aly!

O teu blog tornou-se... nosso. Agradeço-te pela iniciativa. Espero poder encontrar consigo assim que um dia voltares para a Guiné. Continuarei aqui a lutar no anonimato, até for descoberto e fugir também para lugares mais seguros, evitando o embate com os indivíduos que caracterizam a evolução pós homo-sapiens na Guiné, o homo-brutos e homo-burros. Já versando para a razão que me obriga a escrever diria que sinto muita pena por causa da confusão e difusão de mentalidade falida por parte de certos elementos sociais que buscam a justificação de suas existências no PAIGC, a ponto de dizerem disparates.

O PAIGC de Cabral nunca existiu, não existe e nunca existirá porque o PAIGC em nenhuma instância foi propriedade de uma pessoa. A palavra de ordem e honra de Cabral, hoje por muitos torcidos, era “os que sabem que ensinem os que não sabem.” A sua palavra nunca foi que “os mais brutos que imponham a sua brutalidade aos que sabem fazer bem e melhor, criando situações que desvalorizem a própria independência e desenvolvimento, valores pelos quais muitos não hesitaram em dar suas próprias vidas.”

Aliás, se revisto a história, o próprio Cabral na indigitação que fizera dos responsáveis pelas frentes de luta, nunca escolheu para o comando um indivíduo da etnia balanta, por saber que lhes faltava a capacidade de raciocínio. Cabral escolheu para a Frente Leste, Amílcar Cabral e Osvaldo Vieira; Frente Norte, Luis Cabral e Francisco Mendes e; Frente Sul, Aristides Pereira e Nino Vieira.

Hoje, mais do que nunca, a história mostrou que Cabral tinha razão.

No tocante a actual situação caracterizada de crise e apelidada da mesma na Guiné-Bissau, entre muitas repostas que se possam dar, a que mais responde de forma duradoira são o retorno das normas constitucionais e a finalização das eleições. Toda e qualquer outra resposta, que divirja de retorno da ordem constitucional e da finalização das eleições, seria sintomática e sem qualquer possibilidade de fazer prevalecer a sua validade a longo prazo.
É bom que saibamos isso e que tudo façamos para evitar um Ruanda guineense. Tudo aponta que nenhuma das outras etnias da Guiné-Bissau estará pronto para sofrer mais um mês, acima dos dois já passados, de desgovernação caracterizado pelo roubo, brutalidade, falta de respeito e desespero em todas as esferas da vida social.

Urge que os próprios balantas se levantem e comecem a evitar o pior, exigindo a salvação étnica através do retorno da ordem constitucional e a finalização das eleições.  Não tardará que as armas comecem a proliferar na Guiné-Bissau. E, a aniquilação étnica comece. Quem tenha ouvidos, que oiça.

Tirando Deus, na sacralidade vem a vontade popular expressa nas urnas. Quem contra esta verdade enveredar verá o seu fim sem muita demora. A profecia cumprir-se-á.
Mantenhas para quem luta. 

A verdade liberta!

----
M/N: Amigo, eu não fugi, e nem fujo. A Guiné-Bissau será o destino. Abraço, AAS