sexta-feira, 1 de junho de 2012

Saber ser cidadão




O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, permite o indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

O direito que cada cidadão tem de exigir que os outros respeitem os seus direitos, que aceitem o Bem Comum como mais importante que os interesses individuais e que cumpram as obrigações que lhes são impostas pela lei;

O dever que cada cidadão tem de respeitar os outros, de aceitar que o Bem Comum é mais importante do que os seus interesses pessoais e cumprir com as obrigações que lhe são impostas pela lei;

Ser Cidadão, é poder votar em quem quiser sem constrangimento. É o direito de ser militante de qualquer que seja partido sem ser perseguido, de praticar uma religião sem ser descriminado.

Para se ser cidadão é muito importante, fazer valer os nossos direitos, respeitar os outros e o meio em que vivemos, saber viver em grupo ser participativo, ou seja, cidadão é ser chamado às responsabilidades para lutar pela defesa da vida com qualidade e do bem-estar geral.

O que faz um indivíduo ser cidadão, não é pisar a vontade da maioria, não é chegar governo por vias inconstitucional, não é superar do complexo de inferioridade por vias de força, é a maneira pela qual atua na história da sociedade, reagindo na tentativa de fazer melhorar, sem a violência.

"Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos"

Ibrahim Abdul Sani