segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Djambatutu fiu na bida


As vezes as coisas passam tão rápido que nos levam esquecer algumas pessoas pelo bem ou pelo mal que fizeram. Há quase duas décadas despontou na cena politica guineense um senhor que ninguém esperava

que um dia se interessasse pela política. Era um simples pai dos ovos e avó dos pintainhos que na Guiné apelidamos de "galinha de granja". Parecia uma homem bondoso, seguidor dos ideais de cristo e do seu pai Deus. Em 2003 foi chamado a assumir a alta magistratura da nação desempenhando a função de Presidente da República de Transição. Quase todos os guineenses, pela aparência que o homem demostrava, deram confiança ao homem e até foi apelidado de "Homem de Paz".

Lá ficou o homem nos cantos da presidência até que infelizmente foi mordido por aquele bicho nocivo da política que tranformou o homem de paz em homem de guerra. Homem que só proferia palavra de paz, de justiça, de amor ao próximo, passou a ser uma autêntica bomba. Os padres já não vêem no homem aquele espirito de paz que outrora lhe caracterizava. Os miúdos e os jovens da paróquia também notaram essa estranha mudança no homem. Mas, ainda acreditavam que a força de Deus um dia refletiria no coração do homem, fazendo-o voltar a ser o que aparentava.

Mas a desilusão de os que ainda acreditavam foi quando o homem juntou ao barrete vermelho contestando os resultados eleitorais, considerados livres e justas por todos os observadores internacionais, pela CNE e pelo STJ.

Mais, o homem dos pintainhos foi um dos primeiros do grupo dos cinco que expressou publicamente a sua concordancia com o golpe de estado de 12 de Abri, alegando que o país vivia numa espécia de ditadura.

Ora ora, onde esta o tio pintainho neste momento? Será que concorda ou não com o actual momento em que o país vive? Tem ou não conhecimento de sequestro e espancamento de líderes de partidos políticos que posicionaram contra o golpe? Tem ou não conhecimento de assassinatos de jovens da etnia felupe militares e civis, sendo um deles licenciado pela Universidade Amilcar Cabral? Tem ou não conhecimento de assassinato a sangue frio de um jovem civil, funcionário da Guiné-telecom? Tem ou não conhecimento que ao povo é proibido manifestar e expressar a sua opinião? O estado em que o país se encontra em termos de violação dos direitos fundamentais é ou não pior em comparação ao estado em que se encontarva antes do golpe de 12 de Abril? Quantas manifestações foram realizadas no regime anterior ao golpe de estado?

Espero que o meu amigo e tio já pôs a mão na consciência, exprimindo o seu arrependimento pelo caminho errado que escolheu. Espero que o meu tio já fez várias conficções ao padre, pedindo a Deus que lhe perdoe por este grande erro cometido. Por este mal que provocou na pessoa daqueles, principalmente dos jovens que dantes acreditavam nele como sendo uma das alternativas para este país.

Bolingo Cá