quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Encontro em Adis Abeba



O Governo «legítimo» da Guiné-Bissau anunciou hoje, em conferencia de imprensa realizada em Lisboa, a possibilidade de um encontro em Adis Abeba entre as duas partes envolvidas no conflito político de Bissau. O primeiro-ministro deposto da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior revelou movimentações no seio da União Africana para a realização de um encontro na capital da Etiópia.

Aos jornalistas portugueses, o primeiro-ministro deposto condenou os episódios de violência ocorridos desde 21 de Outubro, negou qualquer envolvimento no ataque ao quartel-general dos pára-quedistas em Bissau e voltou a exigir a realização da segunda volta das presidenciais de Abril.

Ao jornal SOL, Carlos Gomes Júnior manifestou a disponibilidade de se sentar cara a cara com os golpistas de 12 de Abril. Recorde-se que, a essa data, militares liderados por António Indjai derrubaram o Governo e interromperam as eleições presidenciais em curso. O país é neste momento liderado a título interino, e não reconhecido internacionalmente, por uma coligação de partidos da oposição afectos aos militares. O encontro diplomático poderá ocorrer ainda em Novembro. SOL