quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Kafunbam da CEDEAO


Mais uma vez assistimos a um acto de ilusionismo da CEDEAO na Guiné-Bissau, pois ontem foi anunciado com pompa e circunstância a assinatura, entre o Presidente da Comissão da CEDEAO, Sr. Désiré Ouedragao e o "Ministro dos Negocios Atrapalhados" do Governo da CEDEAO para a Guiné-Bissau, Sr. Faustino Fudut Imbali, de um pretenso acordo de financiamento, para a reforma do sector e defesa e segurança da Guiné-Bissau no valor de 63 milhões de dolares américanos.

Tudo bonito, caso não fosse a enésima vez que a CEDEAO anuncia o aporte de tais ajudas para a reforma desse sector tão nevralgico para a paz e estabilidade na Guiné-Bissau, mas que nunca acaba por chegar, ficando em escalas entre Abuja e Ouaga. Não é de hoje que a CEDEAO vem apregoando e vendendo essa bandeira da mentira para justificar a sua presença ilegal e desrespeitosa no nosso territorio, onde sabe-se não têm condições minimas de fazer o que quer que seja, senão continuar a caucionar as barbaridades e assassinatos do actual regime e acorbadamente dar a impressão ao mundo de que tudo esta bem na Guiné-Bissau.

Para pintar o arroz com feijão, é certo de que, seguidamente a CEDEAO fara deslocar para Bissau meios logisticos militares de grande porte, incluindo os da engenharia militar e meios de campanha mecanizada... contudo, tudo materiais velhos e absoletos vindos da Nigéria e do Senegal. São estes dois paises que mais beneficiarão com a fachada da reforma particularmente, com o aparato de meios que vão mobilizar a fim de criar a ideia ilusoria de que estão de facto a cumprir a sua promessa.

Contudo, é bom reavivar a memoria dos guineenses, lembrando de que, não é de hoje que a CEDEAO promete e nada faz para a Guiné-Bissau nesse ambito e, não sera hoje que o fara porque não tem meios nem fundos para tal. A CEDEAO contara obter esses fundos através dos demais parceiros envolvidos e engajados com o processo de reforma das FA na Guiné-Bissau, porém, sabe-se que, todos os demais parceiros que assinaram o roteiro do processo de reforma estão fora e não se revêm nesse processo sinuoso e mentiroso e reforma que esta sendo pilotado pela CEDEAO, a qual tem o mero objectivo de se acaparar dos potenciais financiamentos que serão disponibilizados pelos parceiros internacionais engajados nessa reforma, particularmente a UE.

Por outro lado, é bom lembrar que, enquanto a CEDEAO tagarelava e vendia ilusões, Angola a exensas suas, meteu mãos à obra e veio em socorro dos seus irmãos de armas, investindo e participando intensamente no processo de reforma. As acções e as obras eram visiveis e deixam saudades, porém um acesso de ciumeira cega, complexada e retrogada deitou tudo por terra, perdendo as nossas FA, em especial nos os guineenses. Angola, pais amigo e pragmatico, sozinho deu o exemplo, disse que fazia, estava fazendo e so não fez mais porque mentes obtusas e retrogadas assim não quizeram.

Em suma, é bom que os guineenses não se deixem enganar por esses malabarismos de ma fé da CEDEAO, porquanto para além de não terem capacidade financeira para dar vazão a essa propalada reforma, essa organização sub-regional não tem experiência em matéria da reforma. A Nigéria pretensamente mais habilitada para o efeito, é um conto do passado em matéria de conduta e organização militar, pois nas suas fileiras predominam militares indisciplinados, drogados, mal preparados e com a moral a roçar o desespero fruto dos constantes revêses sofridos nos confrontos com o grupo radical islâmico Bok-Haram. Senegal outro potencial "reformador" não passa de um tigre de papel, pois nem os sapatinhos de lã da rebelião da cassamaça consequem descalçar, imaginem agora, descalçar as pesadas e teimosas botas do general Injai & Companhia!

Quanto a este pais, é bom atentar-se ao caso de que, o Senegal esta integrado no processo da reforma da Guiné-Bissau com segundas e outras maquiavélicas intenções que estão bem evidentes. Esse pais, na escamoteada missão de participar na missão de reforma, pretendem por um lado, subrepticiamente recensear todo o potencial militar da Guiné-Bissau, quer dos recursos humanos, quer dos materiais bélicos e dissuasão e por outro lado, preparar-se para deliberadamente «orientar», em colaboração com os seus parceiros da sub-região nessa reforma, no sentido de que as Forças Armadas da Guiné-Bissau se reduza a um simples acantonamento de para-militares sem material de guerra dussuasivo. Alias, não se esqueça que o presidente cessante desse pais, A. Wade dissera em tempos, que o exercito da Guiné-Bissau devia ser desarmada e que a segurança do pais devia ser garantida por forças da policia e,... nesse particular o senegal estaria disponivel à «ajudar» na formação desses policias (os verdadeiros militares, patriotas republicanos que abram bem os olhos com esta reforma à CEDEAO !!).

Enfim, é bom finalmente realçar de que esta saida médiatica de Kafumbam da CEDEAO esta estreitamente ligado as recentes posições assumidas pela União Africana (UA). Esta organização supranacional africana tem-se orientado cada vez mais, instruindo as partes interessadas, para um envolvimento mais alargado, dos demais orgãos concernentes, nomeadamente UE e CPLP, incluindo eles proprios. Sabe perfeitamente a CEDEAO de que, se a UA deixar cair o principio da subsidiariedade na resolução do conflito guineense, a qual lhe permitiu assenhora-se do processo, o seu papel de nulo passara a inutil e, consequentemente tera que sair pela porta dos incompetentes e deixar os seus comparsas golpistas e os interesses dos seus patrões, presidentes da Nigéria, Senegal, Burkina e Costa do marfim em maus lençois... dai a razão desse show-off de ontem intitulado : KAFUMBAM A MODA DE CEDEAO.

P.R.