segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Le Joola - França decide sobre culpas



A mais alta jurisdição francesa, o Supremo Tribunal (Cour de cassation), deve decidir terça-feira sobre o recurso dos responsáveis senegaleses accionados judicialmente num inquérito levado a cabo em França sobre o naufrágio do ferry le Joola, que vitimou quase 1.900 pessoas ao largo da Gâmbia, há pouco mais de dez anos.

Seis dos setes antigos responsáveis senegaleses, civis e militares, visados por mandados de detenção internationacionais, contestam a competência da justiça françesa. De entre eles, uma só pessoa foi interpelada em outubro de 2010, em Paris. Depois de ouvido foi colocado sob tutela judiciária. O inquérito francês foi aberto em 2003 com base de indiciação de homicidios involuntários e omissão de assistência a pessoas em perigo, seguida de uma queixa das familias das vitimas, entre os quais 22 franceses.

Em 2010, o Supremo Tribunal Francês tinha anulado os mandados de detenção emitido contra o ex-Primeiro Ministro senegalês Mame Madior Boye e o ex-ministro das Forças Armadas Youba Sambou. Para a Etienne Rosenthal, advogada das vitimas francesas, seria uma "negação da justiça" caso esse inquérito não desse lugar a um processo.

Da sua parte, a justiça senegalesa encerrou esse dossier desde de 2003, concluindo que a única responsabilidade reacai sobre o comandante de bordo, desaparecido no naufrágio. O Joola, recorde-se, afundou-se ao largo da Gâmbia no dia 26 de setembro de 2002, quando fazia a ligação entre Ziguinchor (sul do Senegal) e Dakar. A catástrofe fez 1.863 morts e desaparecidos segundo o balanço oficial, mais de 2.000 segundo as associações das familias das vitimas, em qualquer das circunstâncias ultrapassando o naufrágio do Titanic (1.500 mortoss). Somente 64 pessoas conseguiram sobreviver. AAS com Agências