quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Matemática do Boé...


Na sua ultima publicação, "la lettre du continent" informa os seus leitores que uma companhia petrolífera, a Oryx Petroleum, começou os trabalhos de exploração na Zona controlada pela Agência de Gestão e de Cooperação entre o Senegal e a Guiné-Bissau (AGC). Ainda segundo a revista, um poço pode mesmo ser explorado no horizonte 2014. Essas descobertas parecem promissoras, pois eles suscitam o interesse das autoridades dos dois países, que no entanto receiam qualquer anúncio mediático susceptível de activar os movimentos independentistas e reacções de certa facção das autoridades guineenses que não se revêm nesse acordo, considerado nocivo para a parte guineense.

O processo de atribuição das licenças offshore levou muito tempo, mas os rendimentos, em caso de descoberta, será repartida como se segue: 80 % para o Senegal e 20% para a Guiné-Bissau. Por outro lado, o predecessor de Macky Sall tinha tentado renegociar a gestão da AGC e tinha até previsto rever em baixa os interesses guineenses em 15%. Segundo "la lettre du continent", Me Abdoulaye Wade foi obrigado a estancar os seus intentos por causa do golpe de Estado de 2010.

Nota: Caros compatriotas, eis o que leva o Senegal a interessar-se e a imiscuir-se nos assuntos da Guiné-Bissau. Eis igualmente o que nós podemos esperar dos nossos vizinhos-inimigos, pois é com essa matemática de cavalo e cavaleiro que se sentem à vontade com a Guiné-Bissau. Mais triste ainda é saber-se que esse poço encontra-se inteiramente nas nossas águas territoriais, o que prova que as actuais autoridades guineense são subalternas e estão sob as ordens de Dakar e, por fim, quem supostamente devia defender os nossos interesses nessa Agência de Corrupção não passa de um yes man das autoridades senegalesas e... é amigo íntimo do actual presidente. Por isso, estamos fodidos e mal pagos... o que nos restará se não pegar em armas e lutar por aquilo que é nosso... AAS