quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O pior está mesmo à porta...




UM RECEITA PARA O CAOS...

Recentemente, em declarações à saida de uma audiência promovida pelo "Presidente de Transição da CEDEAO para a Guiné-Bissau", o representante do PRS assumiu uma posição intrigante e desafiadora dos esforços para uma solução inclusiva para o processo politico-militar que sacode a Guiné-Bissau. Em suma, ele primou pela manutenção do status quo imposto pelo golpe de estado, salientando que quaisquer cedências, aceitando a inclusão do PAIGC no processo ou a votação para a Mesa Da ANP (condição mesmo imposta pelos seus aliados da CEDEAO), seria a negação dos fundamentos da reversão da ordem constitucional de 12 de abril e, consequentemente, uma não solução para eles, porquanto vai contra as suas intenções, manifestando assim a tomada do poder pela força.

A corroborar essa tese do PRS, veio a posição posterior do porta-voz do Comité Militar (instância golpista aparentemente reabilitado pelo PT) que, mais do que isso, sugere e incentiva a dissolução da ANP, pugnado-se pela criação de um Conselho Nacional de Transição (CNT), para, diz ele, conduzir a transição por um periodo de dois anos. Portando, de um ano inicialmente previsto, passa-se a uma transição de dois, depois três anos e por aí além...

É claro que essas duas posições, que se complementam maquiavelicamente, foram maduramente concertadas entre a ala civil balanta do PRS e a ala militar balanta do mesmo partido - isto é, o Comando Militar. Essa perspectiva de cariz e motivações dessa estrita concepção étnico-tribal tem o fim último de levar o pais à desordem total e a uma situação de Não-Estado de Direito na Guiné-Bissau.

Mais que uma simples conjectura, trata-se de um plano bem nutrido, um alinhamento de pensamento clinicamente estruturado para impôr na Guiné-Bissau um regime assente na bárbarie, em que uma minoria em armas passaria a impôr a irracionalidade de uma lógica de poder assente em comportamentos e afinidades de índole tribal sobre a maioria, coartando os mais nobres designios de um povo.

Esse plano maquiavélico tem razões e terreno fértil para prosperar na maior impunidade, sem que alguém se atreva a travar essa galopada de loucos alucinados pelo poder da droga e do sangue de inocentes indefesos. É bom prestar atenção, o timing escolhido para a vigência deste estado preparatório não vem ao calha. Ele coincide paradoxalmente com os dois anos de mandato que Koumba Yala (o autor moral e arquitecto de toda a situação despoletada apos o 12 de abril). Sempre o reivindicou e ainda hoje reivindica-o. E, hoje mais do que nunca, o terreno é propício para consumar essa velha pretensão.

Consumando-se esse escabroso e maquiavélico plano de assalto ao poder levado a cabo por um grupo étnico sobre o conjunto da população da Guiné-Bissau, estão-se a criar as bases emergentes de um sentimento genocidiário na Guiné-Bissau. Hoje, embora em escala embrionária, o que se assiste, é que, são os balantas em armas que, por futéis e injustificaveis motivos, senão do abuso da força e do ódio, perseguem e matam os seus concidadãos guineenses de outras etnias, entre eles, os fulas, os mandingas e, principalmente os felupes... em nome de quê? Para extirpar e purificar as forças armadas numa linha de obediência ao «lan tim n'dam»?.

Neste momento, o povo observa, impotente, mas oprimidamente revoltado com o abandono da comunidade internacional (NU, UA em particular) e, vai criando os seus gêneses de ódio defensivo que ninguém sabe quando e como poderá explodir com a sanha de revolta e de raiva que lhe vai alma adentro. Explodirá um dia, para se defender e insurgir-se contra a tentativa da barbarização da sua vivência pacifica a que sempre se acostumou com os demais mosaicos da nossa sociedade. Pode tardar, mas não é impossivel, e o seu tempo chegará, e podera até não tardar. Poderá é vir a ser tarde para os que hoje estão a semear o ódio baseado numa aleatória supramacia da sua tribo sobre toda as outras que constituem o harmonioso mosaico étnico da Guiné-Bissau.

A CEDEAO nada lhe interessa com o que se passa no nosso pais, porque de facto, nunca nos sentimos pertença deles, e eles nunca nos sentiram assimilados. A CEDEAO esta la por estar e so ele sabe porque la esta, porque, bem sabem que o povo não quer que eles ai estejam. Bem cedo se percebeu que essa organização, esta la por tudo, mas menos para defender os interesses do Povo da Guiné-Bissau, da Democracia e do respeito dos Direitos Humanos, pois nas suas barbas e sob os seus olhares impavidos e serenos, inocentes foram violentamente espancados, Partidos Poiticos e Sociedade Civil foram proibidos de manifestar-se livremente, opositores foram perseguidos, torturados, espancados e abandonados na mata, alguns mortos, inocentes foram chacinados em montagens de «assalto militar» grotescamente mal encenadas... enfim, a CEDEAO esta na Guiné-Bissau a frete e a disposição dos golpista e, quiça à cata de alguns interesses obscuros e inconfessaveis dos presidentes da Nigéria, do Burkina, do Senegal e da Costa do Marfim, principais responsaveis desta situação de anarquia odio e medo que impera hoje na Guiné-Bissau.

A União Africana, aconchegada no principio da subsidiariedade na resolução de conflitos, segue a procissão dos desmandos, da matança, do trafico de drogas, dando paliativos de não querer asenhorar-se do processo e salvar o povo da Guiné-Bissau. Cada sinal dado no sentido de fazer retirar o processo à CEDEAO, este responde com relatorios forjados e deturpados sobre a realidade no terreno, orquestra operações de charme, encenando evoluções no terreno... «realidades» fictivas e mentirosas como as suas inconfessaveis intenções para com a Guiné-Bissau.

Um aviso: se a UA ou as NU não se apoderarem o mais rapidamente do processo da Guiné-Bissau, então o pior estra mesmo à porta... à mão de semear.

Análise de: Julião Mendes