segunda-feira, 26 de novembro de 2012

OPINIÃO - E AGORA SENHORES DA CEDEAO E DEPUTADOS DA NAÇÃO?


Com a decisão dos deputados em prorrogar o mandato do parlamento até a tomada de posse de novos eleitos, cai por terra o tal badalado Pacto de Transição.

A Constituição da República continua, neste sentido, a ser a única Carta Magna a reger politicamente o funcionamento do Estado da Guiné-Bissau, portanto não faz nenhum sentido querer tentar substituir a nossa Constituição por um Pacto de Transição assinado por partidos políticos que não têm nenhuma expressão política, que não funcionam como uma organização política, porque a maioria só tem uma ou duas pessoas a frente, nunca conseguiram organizar um congresso para prestar contas aos seus constituintes e validar os órgãos sociais. Como pode um tal Pacto querer substituir a Constituição.

Se assim é, então pergunto:

1. Porque razão, o cidadão Serifo Nhamadjo é impedido de se candidatar a Presidência da República nas próximas eleições Presidenciais?

2. O direito de se candidatar é lhe automaticamente conferido pela Constituição da República e, em nenhum momento, tem o Pacto de Transição validade e força jurídica para o impedir.

3. Seria muito imprudente da parte dos guineenses, das organizações sociais, políticas e económicas que actuam no país, deixar perder a oportunidade de ter como candidato alguém com carisma, que respeita o próximo, que é dialogante e que pretende apenas unir os guineenses, como o senhor Serifo Nhamadjo em detrimento, por exemplo, de um Kumba Iala, que representa exactamente o polo oposto, que para além de ser instigador, ele é manipulador de sensibilidades e é violento, por isso, sempre que necessário recorre as forças militares por motivos de afinidade étnica para fazer valer os seus objectivos pessoais.

4. As regras de jogo num regime democrático são no mínimo estas: Todos os cidadãos têm o mesmo direito de concorrer em pé de igualdade aos cargos da soberania, pois nenhum argumento racional justifica a distinção entre cidadãos em função da sua ascendência. Só o mérito pessoal, reconhecido em eleições, deve ditar quem nos chefia.

5. Por isso, o cidadão Serifo Nhamadjo ao pretender pode de forma independente ou por via um partido político apresentar-se nas próximas eleições.

6. Portanto, estou em crer que vai ser necessário, a sociedade civil se levantar em peso, para protestar contra um acordo que põe em perigo a existência da Nação, e que poderá conduzir o país para o caos e perigar a sua existência como entidade de bem.

Pensem por favor compatriotas e bem..!

A.