domingo, 30 de dezembro de 2012

Guiné-Bissau está ou aprofundou o luto?


Com todo o respeito às vítimas e os familiares do último naufrágio ao largo da costa marítima de Bissau, a quem dirijo desde já as minhas sentidas condolências, não posso deixar de realçar a hipocrisia e o empolgamento que se deu à mais uma perda de vidas dezenas de vidas, fruto do luto efectivo em que a Guiné-Bissau mergulhou e teima em aprofundar, há cerca de 40 anos!

Esta última tragédia é apenas uma gota de água na miséria que assola o país, fruto da incompetência, do desleixo e da estupidez dos falsos líderes políticos e militares, que o povo teima em deixar continuar a dirigir os destinos do país, com base em negociatas com vista ao rápido enriquecimento ilícito, enquanto durarem no poder.

Olhar para os últimos índices do país publicados, não sei como é que o governo ilegítimo da Guiné-Bissau não decide desde já decretar luto nacional por tempo indeterminado, para que o povo continue a chorar as várias vítimas das mais variadas carências que têm afectado esse sofrido e paradoxalmente alegre povo! Se esses dados assustam a quem olhar para eles com olhos de ver e os comparar com os outros países, imagino o que serão os dados estatísticos do último semestre deste ano, quando existem indicações claras de que o nível socioeconómico e de bem-estar populacional da Guiné-Bissau decaíram e muito com o último golpe de estado… Prometo nem falar da dúzia de assassinados recentemente, na suposta tentativa de invasão de um quartel e no embuste que foi a captura do Capitão Pansau Intchama…

Vamos aos índices:

Sabemos que ocupamos um vergonhoso 6º lugar dos países com maior Taxa de mortalidade. A nossa Taxa de mortalidade bruta é de 15,01 mortes por cada 1000 habitantes por ano (dados de Julho de 2011). Se sabemos que a nossa população nessa altura era de 1.628.603 habitantes, podemos concluir que morrem cerca de 24.429 pessoas por ano na Guiné-Bissau, por mais variadas razões. Só para termos uma ideia, no que concerne à taxa da mortalidade, estamos piores colocados que todos os PALOP’s. Mas, para compararmos e termos ideias das posições dos nossos amigos e inimigos, não será demais dizer que a Nigéria, aquela que está interessada em devolver a paz a Guiné-Bissau, ocupa o 18º lugar, contra o 28º de Angola, o 41º de Portugal, o 151º do Brasil e o 155º de Cabo-Verde!

Quanto à Taxa de mortalidade infantil, a Guiné-Bissau também ocupa vergonhosamente o 6º lugar do Ranking, com 94,4 mortes por cada 1000 nascimentos.

Na Taxa de mortalidade materna também ocupamos o 6º lugar com 790 mães que morrem, por cada 100.000 nascimentos vivos.

A esperança de vida ao nascimento ocupa também a vergonhosa 219ª posição (penúltimo lugar) com 49,11 anos. Isso quer dizer que, cada criança que nasce, é esperado que se consiga manter-se vivo até os 40 anos de idade!

Quando falamos de Densidade de médicos, ou seja o número de médicos por população, estamos na posição 175º, num total de 188 países, com uma taxa de 0.05 médicos por cada 1000 habitantes!!!  Se formos espreitar o número de camas por habitantes, o país tem 0,96 camas por 1000 habitantes!!!

Só para ficarmos com uma ideia do país que temos, quando se fala em Orçamento Militar (isso são só os gastos oficiais, que constam nos Orçamentos de Estado), ocupamos um orgulhoso 39º lugar, contra um 57º lugar do Ranking com os gastos na Saúde!

Há muitos mais dados que nos envergonham como país, mas seria fastidioso continuar a reproduzi-los aqui... E vêm alguns guineenses dizer que devemos falar e escrever sempre o bem sobre a Guiné-Bissau! Com base em que dados!? Se não fosse muito triste e deprimente para um povo orgulhoso e digno, dava era para rir!

Se formos pela lei da proporcionalidade, morreram 23 pessoas num acidente numa canoa e decretou-se luto nacional de dois dias, então os 365 dias do ano não chegariam para o luto de todos aqueles que morrem por vários motivos, consequência da completa ausência do Estado, dos abusos do poder e de uma saúde altamente deficitária no país…

É caso para dizer: Senhores governantes, em vez de decretarem lutos nacionais, pegam nas vossas pertenças, metam-se num barco e vão naufragar-se nas águas internacionais mas, para bem longe do país, para não vos sentir sequer o cheiro à corrupção que o vosso corpo deve exalar depois de mortos!

Por favor, deixem de fazer demagogias e propagandas baratas, à custa das vidas dos guineenses…

Jorge Herbert