domingo, 27 de janeiro de 2013

Morreu o simples homem, resta a opulenta herança


Uma homenagem ao Dr. Domingos Fernandes

Por esses dias, anda Lisboa repleta de iniciativas, em memória dos quarenta anos sobre o assassinato de Amílcar Lopes Cabral, que para toda eternidade, será o melhor e mais célebre, de todos os naturais da nossa terra. E vem a morte, esse fenómeno mais poderoso que todas as fatalidades, subtrair da nossa pobre inteligência política, Domingos Fernandes, um combatente desde as primeiras horas, na destemida luta, para a implementação de tudo o que Amílcar Lopes Cabral incluiria no seu designado programa máximo por cumprir, durante as nossas jornadas, rumo ao pleno desenvolvimento.

Domingos Fernandes, médico competente a prosperar em Portugal, de grandeza excepcional, não se limitou a conformar com o sucesso individual e familiar, quis também contribuir para o melhoramento na vida do seu povo. Com mais alguns compatriotas, optou por enveredar em actividades políticas, e mesmo na eminência do perigo das infelizmente, ainda hediondas perseguições, funda na clandestinidade o Movimento Bá Fatá, que no decorrer desses anos, em permanente combate ideológico, e com uma astuciosa sapiência, incomodou bastante o então regime ditatorial em vigor no nosso país, forçando o poder instalado, conjugando sim, com a tardia pressão da dita comunidade internacional, a uma formal abertura política, para a adopção do regime multipartidário, permitindo aos cidadãos, o direito de escolher, ainda que indirectamente, os seus dirigentes políticos.

Nunca constituiu segredo, nem para os menos atentos, que de facto, o merecido vencedor das primeiras eleições democráticas no nosso país, sob a carismática liderança de Domingos Fernandes, foi o já devidamente legalizado na altura, partido Bá Fatá! E o PAIGC, como principal perdedor, no lugar de assumir com honradez uma derrota por culpa própria, desdobrou-se em vergonhosas chantagens, para fazer valer a sempre presente hipocrisia da rotulada comunidade internacional, que no sentido contrário, resolveu envidar esforços próximos e distantes, para convencer a direcção do partido Bá Fatá, num claro aproveitamento ao elevado sentido patriótico, ainda, na moral da maioria dos elementos desse, a ceder uma calorosa vitória, aos que com negligência, empenharam no adiamento da nossa felicidade. Com todo esse absurdo, esse combatente pela liberdade, soube preencher com altivez, o seu aconselhado lugar na oposição, continuando a sua legítima luta, sempre com as mesmas convicções, para a inteira afirmação da democracia na Guiné-Bissau.

Personalidade humilde e discreta, de uma mentalidade completamente descomplexada, pronta a atravessar uma rua, sorridente, só para cumprimentar um conhecido. Nunca caiu na tentação de fazer da política, um meio cativo de sobrevivência, ao contrário dos que sem nada propriamente válido puderem fazer, tudo de mais sórdido, vão fazendo, para impedir os melhores habilitados, de prestarem nobres serviços à comunidade. Com o partido muito fracassado, esse, vítima de sabotagens nauseabundas, pôs ele em marcha, os seus projectos de natureza privada, para também dessa maneira, continuar a ajudar na melhoria das condições de vida dos outros, suprimindo assim a enorme taxa de desemprego da população.

É pertinente salientar que, nesse período particular da nossa história, motivados pela coragem e determinação do agora falecido e dos sues companheiros, um grande número de guineenses espalhados pelo mundo, decidiram regressar à pátria, levando com eles razoáveis poupanças financeiras, assim como algumas experiências progressistas, mas suficientes para o desejado relançamento de um desenvolvimento sustentado. Hoje temos a sociedade que ao longo dos anos fizemos por merecer. E no passado o glorioso PAIGC, vai tendo a degradante qualidade da oposição que fez por merecer, porque preferiu ao infame trabalho de fazer infiltrar os seus bípedes mais diabólicos, na organização do partido Bá Fatá, para lamentavelmente conseguirem vulgarizar essa formação política, antes talhada para elevar ao mais alto nível, os tributos de uma actividade política no nosso país, tal como por exemplo, o MpD conseguiu em Cabo Verde.

Certeza que no púlpito da sua serenidade ímpar, Amílcar Lopes Cabral, quando num brilhante discurso de fim do ano, desejou saúde e longa vida aos cada vez maiores militantes da nossa luta, estava a pensar nas raríssimas individualidades entre nós, como Domingos Fernandes. Por isso e muito mais, que seja feita a justiça do tempo; e que um dia, como tantos outros heróis da nossa secular epopeia, pelo menos, uma avenida das nossas cidades em crescimento, venha merecer a dignidade do seu nome.

Ser, Conhecer, Compreender e Partilhar


Flaviano Mindela dos Santos