sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Quer estudar no Brasil?


Universidade brasileira abre processo seletivo para estudantes estrangeiros

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada na cidade de Redenção, no Ceará – Brasil, abre inscrições, nesta segunda-feira (28), para estudantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Ao todo, são 192 vagas distribuídas nos sete cursos de graduação da universidade, são eles: Ciências da Natureza e Matemática (18), Letras – Língua Portuguesa (20), Administração Pública (20), Agronomia (18), Engenharia de Energias (18) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (80). As inscrições seguem até o dia 25 de fevereiro.

Para participar da seleção, o candidato deve seguir os seguintes critérios: ter entre 18 anos completos e 29 anos incompletos, até a data de inscrição; ter concluído o Ensino Médio (Secundário) até a data de inscrição; não ter sido beneficiado com qualquer bolsa ou programa do Estado brasileiro; não ter concluído qualquer curso superior (bacharelado, licenciatura, tecnológico) em instituição pública no Brasil.

O processo de inscrição está dividido em duas etapas: na primeira, o candidato deve preencher o formulário eletrônico, disponível no site da Unilab (www.unilab.edu.br), indicando a primeira e a segunda opções de curso (o candidato só concorrerá ao curso de sua 2ª opção, caso as vagas para esse curso não tenham sido preenchidas por candidatos de 1ª opção). Após o preenchimento dos dados, é necessário assinar a cópia impressa. Na segunda etapa, o interessado deve entregar nas Missões Diplomáticas brasileiras de seus países os documentos exigidos:

- Cópia impressa do formulário eletrônico de inscrição, datada e assinada;

- Certidão de nascimento;

- Passaporte;

- Histórico escolar, com relação das disciplinas cursadas e notas obtidas de todos os anos do Ensino Médio;

- Certificado de conclusão do Ensino Médio

- Atestado de saúde física e mental recente, com, no máximo, 30 dias de expedido;

- Documentação que comprove meios de subsistência;

A seleção consistirá na análise do histórico escolar do candidato e na correção de uma redação, em que serão avaliados os critérios de adequação, coerência e coesão, clareza e domínio da Língua Portuguesa.

Os candidatos serão classificados de acordo com o princípio da equidade na distribuição das vagas entre os países parceiros e a ordem de classificação do estudante, segundo a nota final da avaliação. Caso não sejam preenchidas as vagas disponibilizadas em um curso, para um ou mais países, estas serão remanejadas para outro país, em que haja candidatos aprovados.

A divulgação do resultado está prevista para abril. Após a publicação das listas preliminares, os candidatos terão até 10 dias úteis para assinar a Confirmação de Interesse, na Missão Diplomática onde se inscreveu. O período, local e horário de matrícula dos estudantes estrangeiros selecionados serão informados durante a divulgação da classificação final. O início das aulas está marcado para o dia 03 de junho de 2013.

Para ver o edital e obter mais informações, acesse o site da Unilab: www.unilab.edu.br

Contatos:

Reginaldo Aguiar – assessor de comunicação

+55 (85) 3332.1330 / 8892.5881