quinta-feira, 21 de março de 2013

Golpistas actuam - e ameaçam - em Lisboa


Bom dia Companheiros!

Ainda sobre o CONCERTO que se vai realizar na Voz do Operário, em Lisboa, no próximo Sábado, dia 23, ouso informar que o mesmo assume claramente uma propaganda política, impondo-se portanto a reposição da verdade através do texto seguinte:

Depois de várias Conferências realizadas ultimamente em Lisboa, com vista à avaliação crítica do quadro sociopolítico da Guiné-Bissau resultante da conflitualidade envolvendo as instituições políticas, administrativas e militares, pude reunir à parte com os meus conterrâneos e amigos, Juca Delgado, Mamadou Saibana e Afonso Gomes, para discutirmos abertamente um modelo novo e diferente de intervenção com uma base referencial na Cultura.

Centramos essa ideia de intervenção com marca na Cultura porque concluímos ser esta a expressão da identidade comum e genuína, portanto, mais capaz de mobilizar verdadeira e eficazmente a consciência nacional, atravessando todos os conceitos étnico-culturais e políticos da Nação guineense, no grande esforço de promoção da autêntica mudança do instinto e do conteúdo da governação.

Concerto Musical Por um Novo Futuro; Reconciliação é um Espetáculo!

Neste sentido, partilhei com os citados amigos, que concordaram, a ideia de um Concerto Musical com a participação dos mais representativos artistas guineenses, tanto os que vivem na Guiné-Bissau como os da Diáspora.

A realizar-se tal evento, será bem uma manifestação com um sentimento fortemente reconciliador, apelativo ao ajuntamento livre de todos os guineenses na vontade de virar a Guiné-Bissau para um claro e sustentado futuro de Paz e Prosperidade.

Depois de construída a ideia, muito naturalmente transmitimos a mesma a diversas entidades, institucionais e privadas, solicitando-lhes o necessário apoio, sendo uma das entidades contactadas a Presidência da República da Guiné-Bissau.

Passado algum tempo, fomos contactados telefonicamente, em separado, pelos Conselheiros da Presidência da República da Guiné-Bissau para as áreas da Cultura e da Diáspora, o Músico Justino Delgado e o Mendes Pereira, respectivamente e que nos informaram da disposição de apoiar a realização do evento, mediante participação direta de ambos no processo organizativo e mediante um apoio monetário para a cobertura dos custos iniciais, nomeadamente no aluguer de espaço apropriado para o concerto e para o pagamento do cachet dos músicos participantes.

No entanto, quando os referidos Conselheiros chegaram a Lisboa percebemos então que, abusivamente, pretendiam usar a nossa ideia para promover a imagem e o sentido político do Presidente Interino, anulando assim todo o nosso propósito de um evento aberto a todas as correntes ideológicas e opinativas da Guiné-Bissau e com forte marca de reconciliação nacional.

Demos agora conta que os referidos Senhores apoderaram-se do nosso projeto, esvaziando-o do nosso propósito, e propõem-se concretizá-lo já no próximo sábado, dia 23, daí, o nosso descontentamento e revolta.

É por isso que tenho bastas vezes dito que o grande problema da Guiné-Bissau é a ausência de VALORES na classe política.

Eldmir Faria