quinta-feira, 25 de abril de 2013

De um magistrado descontente


UM ALERTA AO PERSECUTOR DOS GOLPISTAS

Hoje em Bissau, o todo «poderoso» Procurador Geral da Republica (PGR), alias Persecutor Geral dos Golpistas (PGG), Abdou Mané se activa frenéticamente qual um desvairado, defendendo tudo o que toca ou diga respeito à sua dama de porcelana, o regime corrupto e marginal de Bissau que foi instalado pela CEDEAO apos o golpe de estado de 12 de abril de 2012.

Qual pit-bull enraivecido, o PGG de Bissau, sai sempre em defesa assanhada daqueles que o colocaram nesse lugar, indo ao ponto de querer defender o indefensavel e até negar a mais evidente das verdades.

É pena ver num cargo tão nobre e respeitavel, uma pessoa de tão baixo nivel com caracter de um complexado social primario. E constrangente ver uma figura que devia resguardar-se na sua independência de acção, a expor-se de forma basica em mediatismos de incompetência que chega a roçar o ridiculo e que, passa o seu tempo a debitar chorrilhos de insanidades cada vez que a sua dama de regime é posta em causa.

Para defender a sua dama golpista, o PGG não se coibe de atacar cobarde e vergonhosamente, sem quaisquer fundamentos os opositores e constestarios do regime golpista, assediando-os, engendrando e inventando processos e «crimes» fantasmas contra essas pessoas. Tais comportamentos do PGG, têm somente como intuito manchar os nomes dessas pessoas, expô-los a julgamentos mediaticos e inquisitorios, para assim melhor desviar as atenções que deviam centrar-se sobre os verdadeiros criminosos que constituem a parelha de bandidos politicos e militares que o fizeram ascender ilegitimamente a esse posto.

Nós entendemos muito bem e compreendemos o papel do ilustrissimo PGG, pois esta no cumprimento e uma missão que lhe foi especialmente confiada, pelo seu amigo e comparsa de maquiavélismos politicos, o Presidente da CEDEAO para a Guiné-Bissau, o Sr Manuel Serifo Nhamadjo. Nisso ele tem razão pois esta no pleno exercicio de uma suja missão que lhe encomendada, por isso, assim tera que agir..., enquanto la estiver.

Contudo, como tudo indica, muita coisa mudara brevemente em Bissau e, disso estamos certos e convencidos, pois os alicerces da impunidade ja começaram a desmoronar-se pouco à pouco e, assim continuara irreverssivel.

Por isso, somos tentados a perguntar de antemão ao Sr PGG : o que ira dizer amanhã ao Povo da Guiné-Bissau, quando este o fazer descer do alto do seu pedestal persecutorio onde lhe colocaram os seus comparsas golpistas, sobre os varios crimes que lhe são imputados, tais como:

O desvio no Ministério do Comércio de cerca de 12 milhões de dolares, quando era Secretario de Estado do Comércio no regime do seu padrinho Nino Vieira m cujo processo, Va Exa foi ouvido, investigado, acusado e preso por crime de desvios de fundo, corrupção no exercicio de função publica, falsificação e sonegação de documentos etc. Va Exa, Saiu em liberdade provisoria com termo de identidade e residência, mas o processo acabou por «adormecer» devido a inércia e inoperância do nosso sistema judicial ;

Tentativa de compra de armas e financiamento de treinamento militar de milicias privadas, vulgo «aguentas» no caso em que, Va Exa foi acusado de cumplicidade no fomento do esforço de guerra para defender o regime do seu protector Nino Vieira, cujo processo envolve um montante a rondar os 18 milhões de dolares subtraidos do Fundo do Comércio do MCIA de então. Nesse processo, Va Exa foi ouvido, acarreado, detido e depois libertado sob termo de identidade e residência maxima. Infelizmente, tal como no primeiro processo acima indicado Va Exa, voltou a escapulir-se das malhas da justiça pelas mesmas razões acima indicadas ;

O desvio de 500 mil dolares, quando Va Exa era Ministro das Pescas e da Economia Maritima, novamente no consulado do seu padrinho Nino Vieira em, cujo processo Va Exa foi iniciado, mas infelizmente, como nos outros precedentes crimes, Va Exa acabou «suma mon di sal na yagu»;

Dos desvios de milhões de dolares no Ministro das Pescas e da Economia Maritima mafiosamente engendradas e montada de todas as peças com cumplicidade do primo de Va Exa, que estratégicamente colocou na FISCAMAR para as vossas manguinâncias, o ten-coronel Sandji Faty. Esses desvios foram feitos através de:

1) simulação de compra fraudulentas meia duzia de barcos de fiscalização maritima com largo raio de acção em alto-mar e de duas dezenas e meia de vedetas rapidas para intercepção e abordagem de barcos piratas em alto-mar. Esse negocio maquiavélicamente montado para depaupurar os cofres do Ministério envolveu mais de 83 milhões de dolares que se evaporaram sem deixar rastos, que não seja a entrega ao Ministério de um barquito e duas vedetas ja em estado de ferro velho. Esse negocio mafioso foi denunciado à PGR de então pelos técnicos do MPEM, tendo o actual PGG sido ouvido e submetido de novo a medidas de caução judicial;

2) de emissão administrativa de licenças de pescas falsas que envolvem mais de 8 milhões de dolares e, também,

3) recolha e extorsão de fundos para fins proprios a varios armadores cujas embarcações eram alvos de apreensão por pesca ilegal ou infracção da arte da pesca e que de certeza renderam as vossas poupanças, milhões de dolares, pois a multa minima aplicada por cada barco apreendido eram 250 mil dolares/navio.

Va Exa decerto estara ciente da sua responsabilidade em todos estes actos, assim como devera estar ciente de que muita gente esta ansioso de ajustar contas com o seu passado e fazer-lhe pagar por esses crimes. Sendo assim, pacientemente aguardamos Va Exa quando descer desse seu pedestal de ilusão e, com os pés assentes na terra, contamos fazer-vos sentir quão é severa a jusiça, principalmente, quando tratada com imparcialidade e nas regras da arte.

C.

Magistrado Publico descontente