domingo, 21 de abril de 2013

INVESTIGAÇÃO DC: Peixe e terrorismo não combinam


Está aberta a guerra entre o Ministério das Pescas (MP) e o Ministério do Interior (MI) da Guiné-Bissau. Esta situação de tensão entre as duas comadres golpistas deve-se à grosseira intervenção do MI na esfera de gestão governativa do MP. Como assim?

Ora bem. À revelia do MP, o Ministro do Interior da Guiné-Bissau, António Suka Thcma sem ter poderes legal para tal, "outorgou" uma licença de pescas a favor de navios ucranianos para pescarem nas nossas águas territorias, facto que se está a verificar até à presente data apesar da oposição e protestos do MP, através do seu tutelar Malal Sané. Os proprietários desses navios não são pessoas recomendáveis e estão ligados a negócios obscuros, e também com o terrorismo internacional.

Argumenta o MI de que essas licenças "foram mandadas passar" com "autorização superior da mais alta chefia militar" tendo como contrapartida o "fornecimento de material militar moderno e pesado" para as forças armadas guineenses tendo em vista "contrabalançar" o poderio de armamento militar ultimamente importados pela ECOMIG à revelia de quaisquer autorização ou controlo das chefias militares. Sabe-se que as relações entre essas forças e o comando militar no poder na Guiné-Bissau tem-se deteriorado e neste momento atingiu um ponto de desconfiança estando no risco da navalha.

A reputação desses armadores ucranianos é de tal forma inquientamente que o Embaixador da Rússia em Bissau teve que intervir junto das actuais autoridades - em concrecto o MP - para instá-los a não se envovlerem com esses empresários, pois estes estão ligados a negócios muito obscuros, tal como o tráfico e omcontrabando de armas e narcoterrorismo. Os conselhos do embaixador russo entrou a 10km/h e saiu a 300km/h... não lhe deram ouvidos e lá está o barco, ao sabor das ondas, a pilhar as nossas águas, pescando tudo o que mexe e o EMGFA a enriquicer o seu arsenal. Pergunta-se: para guerrear com quem? AAS