quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ASSALTO ÀS INSTALAÇÕES DA UNIOGBIS, EM BUBA: DITADURA DO CONSENSO NÃO MENTE


Lusa, 21 Jan, 2014, 17:22

Polícias e guardas armados tentaram na quinta-feira fazer buscas em instalações das Nações Unidas em Buba, sul na Guiné-Bissau, alegando que ali estaria o primeiro-ministro deposto, Carlos Gomes Júnior, refere um relatório da organização. A "tentativa de busca" num espaço que goza de imunidade diplomática está registada no último relatório semanal de segurança do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), que abrange o período de 10 a 17 de janeiro, e a que a Lusa hoje teve acesso. DITADURA DO CONSENSO PUBLICOU EM EXCLUSIVO A NOTÍCIA - LER AQUI

Segundo o documento, pelas 10:35 de quinta-feira, "o escritório do UNIOGBIS foi cercado pela polícia local e pela Guarda Nacional, no seguimento de falsas informações de que o ex-líder do PAIGC e primeiro-ministro deposto, Carlos Gomes Júnior (Cadogo) estaria no imóvel".

Apesar de "o rumor ter sido desmentido, o comissário da polícia tentou entrar no recinto [das Nações Unidas] para verificar por ele próprio" a veracidade dos factos, pode ler-se no documento. A tentativa "foi recusada" pelo pessoal do UNIOGBIS e o comissário deu então ordens "para as forças de segurança cercarem as instalações".

"Um total de sete soldados manteve-se em frente ao escritório, entre os quais três armados com armas de assalto AK-47", acrescenta. De acordo com o relatório de segurança, "uma hora depois, os homens retiraram-se após algumas intervenções", não detalhadas no documento.

De acordo com as normas internacionais, as instalações e pessoal das Nações Unidas têm direito a imunidade diplomática nos países de acolhimento, tal como prevista na Convenção de Viena. Sobre o caso, o porta-voz das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Daba Nawalna, negou hoje o envolvimento de militares, afirmando que o Estado-Maior General das Forças Armadas não deu qualquer ordem para que fossem realizadas as referidas buscas.

"Ainda hoje estive em contacto com os serviços competentes aqui no Estado-Maior que me garantiram que não houve nenhuma decisão nesse âmbito, nem do Chefe do Estado-Maior, nem de outro serviço", precisou Nawalna. O caso de Buba surge depois de fontes do UNIOGBIS relatarem que a viatura de José Ramos-Horta, representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, terá sido mandada parar por militares no início do mês (OUTRA NOTÍCIA EXCLUSIVA DESTE BLOG - AQUI)

Daba Nawalna não confirma nem desmente a situação, mas refere que o caso já foi tratado. "Nós já escrevemos uma carta ao senhor representante do secretário-geral das Nações Unidas sobre essa questão e não gostaríamos de fazer um pronunciamento público", disse Nawalna. O porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas nega que estejam a ser feitas buscas a viaturas, incluindo carros com matrícula diplomática.

No final de dezembro, Carlos Gomes Júnior disse à agência Lusa, a partir de Cabo Verde, que tinha intenção de regressar à Guiné-Bissau para se candidatar a presidente nas eleições gerais de 16 de março. "No entanto, para regressar, é fundamental que estejam reunidas as condições necessárias para que o processo eleitoral decorra com normalidade e segurança", referiu. Carlos Gomes Júnior era primeiro-ministro do país e candidato a Presidente da República quando, a 12 de abril de 2012, um golpe militar impediu a realização da segunda volta das eleições presidenciais.