quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Bubo foi rei em Banjul


FONTE: RTP-África

O ex-chefe de Estado da Armada da Guiné-Bissau agora detido nos Estados Unidos a aguardar o julgamento durante semanas que viveu na Gambia? As respostas são dadas pelo diário online – Freedom News Paper. Esse diário conta que o Bubo Na Tchuto, de uniforme branco vestido, chegou um dia num barco a vila piscatória de Tangi, na Gambia. Vinha acompanhado pelo amigo e guardas costas Alfuseine e Mazane e foi por ordem do Presidente da Gambia conduzido de imediato a Canilay.

De acordo com o jornal, isso aconteceu depois de um dia de mais um golpe de estado na Guine Bissau, o de 2008. Um golpe que, lê-se, o chefe de estado da Gambia sabia bem que ia acontecer graças aos seus espiões em Bissau.

Durante esse período, continua o Freedom News Paper, Bubo Na Tchuto e o Presidente Iahia Djeme ter-se-iam encontrado várias vezes em Canilay. Mais tarde, Na Tchuto foi transferido para as moradias do Presidente da União Africana em Bruffut, onde ocupava uma casa de resto junto a do irmão do chefe de estado gambiano. Foi-lhe então atribuído um zuzu, um monovolume e garantida a segurança com dois guardas militares, mas a paisana.

Realça o jornal online que precisamente durante a estadia de Bubo Na Tchuto entre 2008 e 2010, a Gambia era um ponto chave no trafico da cocaína na Africa Ocidental. Agências internacionais deram conta da presença na zona de helicópteros e pequenos aviões, mas foram aconselhados a desvalorizar já que as ordens viriam directamente da presidência do pais. Durante esse período, o aeroporto de Yondum era uma porta de entrada da droga para a Europa e o regime de Djeme, conhecido por conceder passaportes diplomáticos a vários cidadãos estrangeiros. Ao longo desses dois anos, lê-se ainda, Bubo Na Tchuto circulou livremente, e isso apesar de o governo guineense da altura ter pedido a sua prisão e sua extradição.

Em 2010, com a ajuda de Carlos Sanchez, um cidadão da Colômbia ou da Venezuela – o jornal não sabe precisar – Bubo Na Tchuto regressou a Guine Bissau numa potente lancha propriedade da empresa de Sanchez. Depois de meses escondido na sede da ONU na capital guineense, Bubo Na Tchuto participou no novo golpe de estado.

Avanca ainda o Freedom News Paper que nos círculos militares da Guine Bissau, da Gambia e dos rebeldes da Casamança, sabe-se bem que o governo Djeme garante o fornecimento de uniformes, de botas e de munições pesadas desde o tempo do (Brigadeiro) Ansumane Mane.

Le-se ainda que durante a estada de Bubo Na Tchuto na Gambia, o armamento iraniano, incluindo missas terra-ar portáteis chegaram a Gambia e que parte desse equipamento foi mesmo transferido para a Guine Bissau numa operação que, garante o Freedom News Paper, terá sido intermediada por Alfuseine Sane, o tal amigo e guarda costas de Bubo Na Tchuto.

A história contada por esse jornal online vai bem além de Bubo Na Tchuto e da Guine Bissau, tem contornos nos filmes de espionagem montados por um regime apontado como ditatorial e que nos últimos dias, lê-se ainda nesse diário online, terá sido mesmo alvo de mais uma tentativa de golpe de estado.