quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

OPINIÃO: Carta para o Fernando Ka


Um conselho e umas perguntas ao senhor Fernando Ka:

Conselho: fique calado! Você é uma das últimas pessoas que pode ou deve falar mal dos guineenses pois tudo o que é ou tem hoje foi duma forma directa ou indirecta em NOME DA GUINÉ-BISSAU e dos GUINEENSES.

Deixe falar os que fizeram e fazem algo pela nossa PÁTRIA QUERIDA. Lendo o seu texto pensei: ele esta a falar dos seus GEMEOS !!! reparou que há frases em que você falava literalmente de si mas referindo-se aos outros? Duma forma diferente você fez e deve continuar a fazer a mesma coisa ao povo guineense. A única diferença é que você o faz em Portugal e eles na Guiné-Bissau, por isso não tente você “cobrir o sol com a peneira”.

PERGUNTA 1: quem foi que lhe elegeu Presidente ou Dirigente (como se identifica agora, pois em 1987/88 referia-se como «o Presidente») da Associação Guineense de Solidariedade Social?

Pergunta 2 - As casas sociais que foram atribuídas à associação guineense pela câmara de Lisboa com o fim de acomodar os doentes que vinham da Guiné-Bissau durante o período de tratamento, o que são feitos delas? Do meu conhecimento, eram 3 apartamentos no Bairro da MADRE DE DEUS! Quer que eu lhe refresque a memoria? então cá vai: um apartamento foi dado a uma amiga minha que vivia já em Lisboa há anos, eu levei-a à associação para receber gêneros alimentícios e depois dumas semanas já era sua namorada, e assim foi viver para um dos apartamentos e logo de seguida mandou vir a mãe da Guiné-Bissau e a quem você deu também um apartamento, não foi? Não sei se ainda hoje lá vivem mas viveram por mais de uma década e não eram doentes vindos da Guiné-Bissau.

Pergunta 3 - Quantas jovens como eu deram no duro para a formação da associação com promessas de um emprego na associação e que na volta depois de tudo concretizado foram jogadas ao lixo por não caírem na sua gracinha?

Pergunta 4 - Como é que explica ser o "Presidente" da associação deste o primeiro dia até à presente data? Será um cargo vitalício? Pelo menos parece pois você já lá está há pelo menos 27 ou 28 anos...

Pergunta 5 - Por acaso ainda se lembra da sua participação no programa da SIC em 2002 - os "Gregos e Troianos"? O que você defendia ainda se lembra? O programa era sobre se "Portugal devia ou não deixar entrar mais emigrantes"... Por esta e por outras quando falar fale em seu nome evite frases como "Por isso venho, em meu nome próprio e no da comunidade imigrante guineense, que tenho servido com toda a dedicação."

Pergunta 6 - Já não é deputado suplente em Portugal? E porque foi eleito, lembra-se? Até isso você deve ao Povo guineense.

Acredito que aqui nesta frase pensou na sua pessoa: "Aliás, os guineenses habituaram a comunidade internacional a cenas em nada dignificantes para o país."

Engraçado... condena tanto os guineenses mas faz tudo à nossa maneira, até "noiba" foi buscar à Guiné-Bissau, uma que na altura era muito mais nova que você, não a conhecia de lado nenhum (como fazem hoje os corruptos) mas foi obrigada a aceitar pois vinha consigo a Portugal, os pais iriam receber alguns trocos etc... Quantos anos aquilo durou? Igual aos anos que duram os casamentos dos seus gêmeos na Guiné-Bissau.

Não sou de grandes escrituras por isso faço minhas as suas palavras com a diferença nos "sujeitos" onde você se refere aos governantes da Guiné-Bissau, eu refiro o Fernando Ka...

Não preciso me identificar pois sabe quem sou, a não ser que tenha uma curta memória. Fui eu e mais duas colegas, que em 1987/88 andamos em todos os bairros degradados de Lisboa (de porta em porta) à procura de cidadãos da Guiné-Bissau para recensear e assim poder-se formar uma associação guineense em Portugal.

Obs.: O Fernando Ka elegeu-se presidente dessa associação guineense e nunca houve nenhuma eleição e todas as que alguma vez fingiu fazer foi tudo falcatrua pois ele era sempre o único candidato e, obviamente, o vencedor.

F. C.
»