terça-feira, 15 de abril de 2014

ELEIÇÕES(?)2014//RECTA FINAL: Cabo Verde congratula-se com acto eleitoral na Guiné-Bissau


O Governo de Cabo Verde congratulou-se com a forma ordeira e pacífica como decorreram as eleições legislativas e presidenciais no domingo na Guiné-Bissau. Num comunicado, o Ministério das Relações Exteriores cabo-verdiano realça que as eleições gerais guineenses registaram uma "participação massiva" do eleitorado, demonstrando um "claro comprometimento" com o processo democrático em curso no país.

"O Governo de Cabo Verde formula votos de que essas eleições venham a constituir um importante passo para o retorno à ordem constitucional e do relançamento do desenvolvimento económico e social", lê-se no documento. O executivo de José Maria Neves reafirmou o compromisso de reforçar as relações históricas entre os dois países e de colaborar com o Governo que sair das eleições na reconstrução nacional, através de uma cooperação "mutuamente benéfica".

As eleições legislativas e presidenciais foram as primeiras após o golpe de estado de 12 de abril de 2012 e decorreram de forma ordeira e normal, de acordo com as avaliações das missões de observadores em território guineense. Para a votação estavam inscritos 775.508 eleitores que escolheram entre 13 candidatos presidenciais e 15 partidos à Assembleia Nacional Popular.