sexta-feira, 25 de abril de 2014

Guiné-Bissau em notícias

Os restos mortais do antigo Presidente Kumba Ialá vão a enterrar hoje

Pindjiguiti - De acordo com o programa das cerimónias fúnebres, a urna funerária do antigo Presidente sairá da sua residência, no Bairro Internacional, para a sede nacional do Partido da Renovação Social (PRS), onde lhe será prestada a última homenagem por parte desta formação política.

Depois, a urna seguirá para o palácio Colinas de Boé, sede do Parlamento guineense, onde lhe será rendida também a última homenagem, na presença da viúva e familiares, de representantes da Associação dos Antigos Combatentes, Governadores regionais, líderes de partidos políticos com assento parlamentar, presidentes de tribunais superiores e especializados, embaixadores, membros do Conselho do estado, CEMGFA e as chefias de ramos, antigos Primeiros-ministros, os presidentes da ANP, do STJ, corpos diplomáticos e representantes de Organismos Internacionais no país, representantes de presidentes de alguns países amigos, cujos nomes ainda não foram revelados, incluindo o PRT e o Primeiro-Ministro.

Por motivo da realização da cerimónia, todos os centros comerciais do país vão estar fechados amanhã, em gesto de homenagem e último adeus ao falecido antigo chefe de estado da Guiné-Bissau, Kumba Ialá.
Os seus restos mortais vão a enterrar na Fortaleza de Amura, no centro de Bissau.

Lançada em Bissau Rede Nacional dos Defensores dos Direitos Humanos

ANG - Direção da Rede Nacional dos Defensores dos Direitos Humanos (RNDDH), tomou posse hoje, numa cerimónia decorrida na Casa dos Direitos, no centro de Bissau. A cerimónia, que foi presidida por David Vera Cruz, presidente da mesa de assembleia-geral constituinte, foi também testemunhada pelo Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, José Ramos Horta.

O presidente da nova organização, Fodé Mané, afirmou na ocasião que, uma das formas para se defender e promover os direitos humanos é a constituição de uma rede que seja capaz de permitir que todos quanto actuam na área, tenham a protecção.

José Ramos Horta, Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Guiné-Bissau, defendeu que a rede simboliza a determinação e o compromisso pela defesa e protecção da dignidade da pessoa humana. Para José Ramos-Horta, as Nações Unidas, conscientes dos riscos relativos ao papel do defensor de Direitos Humanos no mundo inteiro, adoptaram a 17 de Novembro de 2009, a Resolução 53/44, e também a Resolução 69 da Comissão Africana sobre os Direitos Humanos e Bem-Estar dos povos, que protegem os defensores dos Direitos Humanos em toda África.

A intervir em nome do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Luís Vaz Martins, disse que a Liga Guineense dos Direitos Humanos, que preside, se comprometeu a promover a entrada da recém-criada rede na Federação Internacional da Liga dos Direitos Humanos (DH) e na Organização Mundial da luta contra a Tortura.

Carmelita Pires defende a extinção dos Círculos Eleitorais na Guiné-Bissau

PNN - A líder do Partido Unido Social-Democracia (PUSD) reconheceu hoje, os resultados eleitorais divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), e felicitou o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) pela sua vitória nas eleições legislativas.

Carmelita Pires, que intervia numa conferência de imprensa, em Bissau, disse esperar que o PAIGC seja capaz de gerar consensos necessários para a boa governação do país. Ela acusa prejuízos para o PUSD, resultantes da não revisão da lei eleitoral no capítulo referente ao método de Hondt, que leva à dispersão de votos, favorecendo por isso os partidos maioritários.

Contra esse facto, Carmelita Pires apelou aos novos órgãos eleitos e legítimos do país para a revisão da lei eleitoral e à extinção dos círculos eleitorais nas legislativas, tal como se verifica no único círculo presidencial.
Esta líder do PUSD denunciou por outro lado, aquilo que considera como «graves anomalias aberrantes» do Supremo Tribunal da Justiça (STJ), que excluiu o seu partido em dez círculos eleitorais, mas inserindo-o nos boletins de voto desses mesmos círculos. Ela disse ter entregado ao presidente do STJ o seu requerimento de reclamação, o qual este último se recusou a dar entrada.

Oficina de iluminação cénica em Bissau no âmbito de projecto europeu‏

Pravda - A Cena Lusófona e a AD (Acção para o Desenvolvimento), em colaboração com o Centro de Intercâmbio Teatral de Bissau e com o apoio do Centro Cultural Franco-Bissau Guineense, organizam entre 5 e 9 de maio, uma oficina de iluminação em Bissau.

A formação é dirigida pelo iluminador português António Rebocho, do Centro Dramático de Évora, e ocorre no âmbito do projecto P-STAGE - IV Estágio Internacional de Actores. Tem como destinatários os elementos dos grupos de teatro da cidade, que podem inscrever-se até 2 de Maio.

A oficina decorre em paralelo com a apresentação em Bissau, também no Centro Cultural Franco-Bissau Guineense, do espectáculo "As Orações de Mansata", de Abdulai Sila, produzido no âmbito do projecto P-STAGE. O projecto é uma parceria entre a Cena Lusófona, a AD (ONG guineense) e o Elinga Teatro (Angola), tendo como associados o CIT São Tomé, o CIT Bissau, a Sol - Movimento de Cena (Salvador, Brasil), A Escola da Noite e a Companhia de Teatro de Braga (Portugal) e o Theatro Circo de Braga (Portugal). É desenvolvido no âmbito do Programa ACP (África, Caraíbas e Pacífico) -UE de apoio aos sectores culturais ACP, executado pelo Secretariado do Grupo dos Estados ACP e financiado pela União Europeia.

Inclui a realização de três oficinas para actores nos países africanos envolvidos e a construção de um espectáculo com actores portugueses, brasileiros, angolanos, guineenses e são-tomenses, que estreou em Portugal em Outubro de 2013 e que circula agora pelo espaço da CPLP. Paralelamente, a iniciativa prevê a realização de um documentário e de três oficinas de iluminação cénica, a segunda das quais tem lugar agora.