quarta-feira, 9 de julho de 2014

Direito à Resposta


"Direito à Resposta

Antes de mais gostaria de sublinhar que a minha família está a ser alvo de uma cabala montada pelo Primeiro-Secretário Jorge Luís Mendes (auto intitula-se como conselheiro que não é e nunca foi), que para além de mentir de forma doentia, orquestrou toda a desinformação que foi divulgada no seu Blog.

Inventou o ataque que diz ser alvo, em desespero de causa, porque sabe que irá ser transferido para Bissau devido a várias imposturas e, tenta manchar a imagem e o trabalho da Embaixadora a todo o custo. Chamo ainda a atenção que estamos a lidar com uma pessoa com sinais claros de desequilíbrio mental, até porque tem o irmão gêmeo que é esquizofrênico (doido varrido) que anda pelas ruas de Bissau.

Porém, como também li no seu Blog existem algumas interrogações relacionadas diretamente a minha pessoa, que aproveito a oportunidade e com direito a resposta para esclarecer, mas antes permita que foque duas contradições que com uma leitura mais atenta se pode constatar em relação à informação que divulgou:

1 – A notícia fala de “paulada” e a carta protesto do Primeiro-Secretário Jorge Luís Mendes dirigida ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, menciona uma suposta agressão com uma cadeira;
2 – Na mesma carta, ele afirma que foi agredido na face, e na foto aparece com um pequeno hematoma(galo) na testa;

A Representação Diplomática guineense, está a funcionar no Brasil desde 2011, graças ao apoio direto do Brasil através dos fundos disponibilizados pela CPLP.

A primeira grande fraude que se fez foi utilizar indevidamente o fundo da CPLP que daria perfeitamente para alugar duas casas, para alugar apenas uma casa em que se geminou a residência da Embaixadora com a Chancelaria. Nem irei debruças sobre o direito inviolável e primordial da Privacidade, que lhe assiste.

Ou seja, com a imbecilidade criada pelos supostos "técnicos" do Ministério dos Negócios Estrangeiros que estiveram a preparar a abertura da Embaixada, a saber: Embaixador Liberato, Conselheiro Cipriano e o Primeiro-Secretário Jorge, a Embaixadora não teve direito a privacidade devido a estupidez de juntar a Residência com a Chancelaria. Vai-se lá saber com que meios os três conseguiram comprar no próprio ano as viaturas que compraram, meses depois da missão no Brasil.

Só que, o "presente envenenado" criado com a nomeação do Primeiro-Secretário Jorge Luís Mendes, pela corja de pseudo-diplomatas que compõem o MNECIC, não contavam que a Embaixadora Eugénia Saldanha (pessoa que dispensa apresentações e provas de boa conduta, caráter e honestidade durante as três vezes que foi chamada a ocupar as funções de Ministra na Guiné-Bissau) tem uma família tradicional e coesa.

Sem meios para contratar sequer um "trolha" para trabalhar na Chancelaria, uma vez que o país ou melhor o Estado guineense não paga salários, não pagou durante o ano 2011, cinco (5) meses, no ano 2012 foram dez (10) meses de salário, e durante o ano 2013, não foram pagas onze (11) meses de salários, estamos no ano 2014 e até então não chegou uma transferência de Bissau.

Perante esse cenário quero aqui afirmar com todas as letras que foi graças a meios financeiros disponibilizados pelos familiares da Embaixadora que a Representação Diplomática do Estado guineense continuou com as portas abertas. O próprio Primeiro-Secretário Jorge Luís Mendes que hoje cospe no prato que comeu, tem dívidas avultadas com a Embaixadora e só não vive debaixo da ponte, porque o processo de despejo que foi alvo teve o acolhimento de um advogado que a família da Embaixadora arranjou.

Agora respondendo a sua questão Aly:

O marido da Embaixadora, o Sr. Leão Araújo, está contemplado na folha de pagamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros porquanto conjugue da Embaixadora e, apesar dos 75 anos, tem trabalhado todos os dias, não só para contribuir para o funcionamento mínimo da Embaixada que neste momento está sem Secretária (ele é que atende as chamadas telefônicas, as pessoas que têm contato a Embaixada não me deixaram mentir) como também na falta de motorista tem preparado e enviado as correspondências e os passaportes pelos correios.

Depois de uma breve passagem pela função pública guineense, tendo sido funcionário das Finanças da Cooperação Internacional e Chefe de Gabinete do então Comissário Principal Francisco Mendes (Tchico Té), o Senhor Leão Araújo deixou em 1980 o funcionalismo público guineense para trabalhar durante duas décadas nas Nações Unidas. Primeiro como Administrativo na OIT e depois como oficial administrativo na FAO onde aposentou (reforma);

O filho da Embaixadora Helmer Araújo, (que para ti Ticha dispensa apresentações), mas para os que não o conhecem foi durante cerca de sete (7) anos jornalista na Rádio Renascença em Lisboa, foi durante 3 anos diretor da melhor Emissora de Rádio da Guiné-Bissau (Rádio Sol Mansi), e aqui no Brasil trabalhou logo que chegou na Editora Thesaurus e Rádio Cultura e neste momento trabalha como consultor no projeto Residência Agraria que também é um programa de Pós-Graduação da UnB (Universidade de Brasília) e é consultor na empresa IBET Consulting.

Em relação à Embaixada, embora assessor como bem referres não recebe um centavo do Estado guineense, e todo o trabalho desenvolvido foi a nível de voluntariado para contribuir para o país, criando e dinamizando uma comunicação horizontal entre a comunidade guineense no Brasil e a Embaixada, criando o Blog (www.embaguibrasil.blogspot.com) que todos conhecem e também criou duas páginas no facebook (pela primeira vez na história da Guiné uma Representação Diplomática criou mecanismos de comunicação direta com a sua comunidade)e também organizou o "Livro na Rua" com uma produção de 10 mil exemplares, projeto que também envio em anexo que espero que um dia publiques.

Para finalizar sublinho a bem da verdade que é o Estado guineense que deve explicações a Embaixadora e não o contrario. E o assunto que está por trás de toda esta montagem pende-se com a questão de que o Primeiro-Secretário Jorge Luís Mendes, desviou 25 mil reais, do fundo da CPLP para proveito próprio como poderás tirar as ilações mediante os documentos que enviarei em anexo e repito tudo não passa de uma orquestração maldosa de uma pessoa com perturbações mentais. Segue também em anexo a nota de protesto dirigida pela Embaixadora a mais de uma no ao ministério mencionando a incompetência e os desrespeitos da pessoa em

Enquanto membro da família e pela preservação de bom nome estarei disponível para qualquer esclarecimento que queiras.

Abraço amigo,

Helmer Araújo"

M/N: Agradeço ao Helmer Araújo os esclarecimentos, mas em nenhum momento DC acusou alguém do que quer que seja. AAS