quinta-feira, 17 de julho de 2014

EUA convidam Guiné-Bissau para a cimeira USA-África


Os Estados Unidos enviaram convites de ultima hora ao Egipto e à Guiné-Bissau para participarem na cimeira USA-Africa prevista no mês proximo em Washington, apos num primeiro tempo ter descartado os dois paises por razões de golpes de estado.

O Egipto e a Guiné-Bissau foram recentemente reintegrados no seio da União Africana (UA), apos a retoma da ordem constitucional nesses dois paises que elegeram os seus novos dirigentes, segundo um responsavel americano. «O presidente (Barack) Obama convidou todos os Chefes de Estado e de Governo em bons termos com o governo dos Estados Unidos e a União Africana a participarem na cimeira USA-Africa», sublinhou Ned Price, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, indicando que num primeiro tempo, esses dois paises estavam suspensos da UA, por isso não tinham sido convidados.

Uma cinquentena de Chefes de Estados e de Governo africanos foram convidados por Barack Obama a cimeira dos Estados Unidos-Africa. Somente os dirigentes da Eritreia, do Sudão e do Zimbabwe não foram convidados a Casa Branca a essa cimeira que abordara, nomeadamente os temas da governância, da segurança e das futuras gerações. A cimeira sera precedida de um forum de empresarios americanos e africanos.