quinta-feira, 3 de julho de 2014

OPINIÃO: Carta para o Domingos Simões Pereira


Guiné-Bissau tem agora um Presidente da República e um Primeiro-Ministro (acabadinho de ser empossado). E eu estou orgulhoso e confiante no futuro do meu querido País. As minhas primeiras palavras vão, obviamente, para o empossado. Domingos Simões Pereira tomou posse daquilo que lhe compete por direito e pelo voto popular e democrático do povo da Guiné-Bissau. Assim, Deus o ajude.

Estou ciente das responsabilidades que cada membro do futuro Governo carregará nos ombros. A situação do nosso País é grave e merece o contributo de todos, o Povo da Guiné-Bissau está confiante, prenhe de esperança e de optimismo. O brilho nos olhos do guineense comum não engana: há luz, sim. Há muita luz ao fundo do túnel.

No seu discurso, o Presidente da República alertou: Domingos Simões Pereira "sabe do estado actual do País." O que me conforta é que o Presidente sabe do que fala e sabe, também, qual o estado do País. Quase três anos de banditismo puro, de terrorismo, de assassinatos, de incúria, de desvios de dinheiros públicos. Enfim, roubalheira total num Estado completamente anárquico e ignorado pelo resto do mundo.

Caro Primeiro-Ministro,

Escrevo-lhe do alto da minha humildade. Estas linhas são para si. Use o que conseguiu enquanto secretário executivo da CPLP, use e abuse da lábia e convença os empresários nossos irmãos a investirem na Guiné-Bissau. Crie emprego e olhe para a maioria da população.

Aposte na EDUCAÇÃO. É a chave para o futuro da Guiné-Bissau!!! Recrute professores para formarem professores, arranje fundos para o sector. Fale com as escolas católica, portuguesa, francesa: o humilde pede ajuda e todos seremos poucos! Não lhe peço milagres, nem que tenha pressas. Peço-lhe compaixão para esse Povo.

Acredite, senhor Primeiro-Ministro,

Da minha parte, a solidariedade é total. Vamos, todos juntos, mudar a maneira como a Guiné-Bissau é vista no exterior; vamos mudar a maneira como o nosso País é visto overseas, vamos formar mulheres e homens novos, capazes e com vontade em caminhar juntos, de cabeças erguidas, confiantes de que o futuro será radiante.

Sr. Primeiro-Ministro,

Que os membros do seu Governo sejam merecedores da sua confiança e provem, com trabalho, seriedade e competência, que o seu convite não foi em vão. Desejo-lhe as maiores felicidades, e muito sucesso na senda do progresso da Nação Guineense.

Esta é a sua vez!

Com consideração,
António Aly Silva