segunda-feira, 7 de julho de 2014

Tráfico de passaportes


Três senegaleses, Issaka Diouf, 27 anos, comerciante, Ibrahima Guéye, 29 anos, comerciante e Samba Sow, 36 anos pescador foram interceptados e recambiados à origem pela policia aeroportuaria do Reino de Marrocos.

Esse três individuos embarcaram na noite de 24 para 25 no aeroporto de Dakar no voo da Royal Air Marroco, com destino à São Paulo, Brasil, fazendo escala em Casablanca. Uma vez chegados em solo marroquino as autoridades aeroportuarias do reino descobriram o que se escondia por detras dos documentos apresentados pelos três cidadãos senegaleses e por consequência foram interditos de aceder ao territorio marroquino pelos agentes dos serviços de migração com obrigação de permanência na zona de espera do aeroporto antes de serem recambiados para a precedência num outro voo da RAM.

Os três senegaleses são acusados pelas autoridades marroquinas de detenção de documento indevido, concretamente, passaportes de serviços da Guiné-Bissau. As autoridades marroquinas explicaram de que essa interceção se deve a um pedido das autoridades guineenses que lhes informaram do furto de 200 passaportes de serviço nacionais, tendo fornecido as mesmas autoridades os numeros de série dos passaportes roubados.

Neste momento os três falsos guineenses encontram-se sob custodia das autoridades senegalesas, os quais estão a tentar saber de que forma eles obtiveram esses documentos guineenses, dado que, eles não adquiriram a nacionalidade desse pais. Perante as questões, os três infratores explicaram as autoridades policiais de que, adquiriram os passaportes no mesmo dia da sua viagem, no aeroporto de Dakar. Explicam, que receberam os referidos documentos através dos intermediarios, Abdourahmane Niasse, Pape Séne e Lamine Wagne. Issaka Diop disse que pagara 2.5 milhões de francos Cfa pelo passaporte mais o visto, Ibrahima Guéye, disse que pagara 2.65 milhões de Fcfa e Samba Sow não soube indicar o montante, visto ter sido o seu irmão residente na Argentina a pagar todas as despesas.

No prosseguimento das diligências para o apuramento da verdade os três falsos altos funcionarios guineenses serão presentes ao PGR.

Noticia extraida do jornal "Obs" n° 3236 de sabado/domingo do dia 06 de Julho 2014.

NB: Uma boa medida que o novo governo devia tomar era reformar todos os documentos de identificação nacional ( Passaporte, Bilhete de Identidade, Carta de Condução) e também das Autorizações de residência aos cidadãos estrangeiros, para, assim se pôr cobro ao trafico criminoso e irresponsavel dos nossos documentos nacionais que, nos ultimos 2 anos e tal se tornou-se num negocio de mafiosos sem escrupulos instalados nas mais esferas do poder do regime cessante.