quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ÉBOLA: Guiné-Bissau sob "perigo de alastramento", avisa UNICEF


O Representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) na Guiné-Bissau, Abubacar Sultan, advertiu esta quinta-feira, 7 de Agosto, que a Guiné-Bissau «está sob o perigo de alastramento de vírus de Ébola». O diplomata moçambicano ao serviço da UNICEF em Bissau fez esta chamada de atenção á PNN durante a cerimónia de abertura de uma formação sobre a prevenção contra o tráfico de seres humanos, destinado aos elementos da Polícia de Ordem Pública, Serviço de Protecção Civil e Guarda Nacional.

O mesmo responsável lembrou que os casos de Ébola foram diagnosticados na vizinha Guiné-Conakry e que já se alastrou para Serra Leoa e Libéria, Nigéria, para além de alguns casos mortais terem sido registados na Arábia Saudita assim como de um cidadão americano contaminado pelo mesmo vírus. «Apelo para que cada um adopte as medidas necessárias no sentido de evitar e prevenir assim como passar a informação para que a doença não se propague», disse Sultan.

A cerimónia de abertura da formação foi presidida pelo Inspector-geral do Ministério da Administração Interna, Francisco Malam Ndur Djata, que destacou a necessidade imperiosa de salvaguardar os direitos das crianças através de disposições normativas de forma a assegurar o seu crescimento físico e desenvolvimento das suas potencialidades na sociedade.

Por outro lado, este responsável adiantou ser fundamental a monitoria e troca de informação regional e internacional sobre o tráfico transfronteiriço de crianças. Durante dois dias cerca de uma centena de agentes da segurança vão abordar, entre outros temas, o quadro legal nacional e internacional com base nos princípios fundamentais de protecção das crianças, lei Número 12/2011 relativa ao tráfico de Seres Humanos, mulheres e crianças. PNN