quinta-feira, 7 de agosto de 2014

USA/ÁFRICA: Comunicado da Casa Branca



COMUNICADO DE IMPRENSA

CASA BRANCA
Escritório do Secretário de Imprensa
Washington, DC
4 de agosto de 2014

Investimento Compartilhado em Jovens

A África possui a população mais jovem do mundo, com aproximadamente 200 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos de idade – um total que deverá aumentar para 330 milhões até 2034. A África também possui a população que mais cresce no mundo. Em menos de três gerações, 41% dos jovens do mundo serão africanos. Até 2050, mais de um quarto da força de trabalho do mundo será africana. Entre 2010 e 2020, a África acrescentará 163 milhões de pessoas à sua força de trabalho potencial. No século 21, a África será o único continente cuja população jovem continuará a se expandir de forma significativa. Existe uma compreensão compartilhada entre os Estados Unidos e os parceiros africanos de que o sucesso futuro das nações africanas dependerá da liderança, habilidades e inventividade dos jovens do continente.

Compromissos dos EUA para aumentar o investimento na próxima geração

Em uma reunião pública com 500 jovens líderes africanos em 28 de julho, o presidente Obama anunciou a expansão de sua Iniciativa Jovens Líderes Africanos (Yali), que foi lançada em 2010. Através da Yali, os Estados Unidos estão investindo na próxima geração de líderes africanos e comprometeram recursos significativos para melhorar as capacidades de liderança, reforçar o empreendedorismo e conectar os jovens líderes africanos entre si, com os Estados Unidos e com o povo americano. Esses novos investimentos incluirão o desenvolvimento de quatro Centros Regionais de Liderança na África, uma vasta gama de aulas e recursos on-line, e de financiamento inicial, capacitação e oportunidades de fazer networking para jovens empreendedores.
O presidente também redenominou o seu principal programa de Bolsa de Estudos Mandela Washington, em homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, e anunciou que a Bolsa de Estudos contemplará mil jovens líderes todos os anos até 2016.

Compromissos de governos africanos para aumentar o investimento na próxima geração

Muitos governos africanos têm se envolvido em apoiar oportunidades para jovens. Alguns assumiram compromissos de novas atividades no decorrer da Cimeira de Líderes EUA-África, ao passo que outros possuem iniciativas em vigor. Abaixo apresentamos uma lista de compromissos africanos feitos em conexão com a Cimeira de Líderes EUA-África.

• A Comissão da União Africana se empenhou em redobrar seus esforços para promover oportunidades educacionais através da Universidade Pan-Africana; para levar adiante a Carta da Juventude Africana, instando os Estados-membros a considerar o Plano Década de Ação para Jovens Africanos como um roteiro para implementação; e propor que os Estados-membros adotem a Declaração e Plano de Ação sobre Emprego, Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Inclusivo com um foco principal em jovens e mulheres na próxima Cúpula Extraordinária de Chefes de Estado e Governos da União Africana em Ouagadougou em setembro de 2014.

• Benim, com base na experiência bem-sucedida dos Centros de Promoção de Negócios, criou duas incubadoras de natureza empresarial que já apoiaram mais de 2.500 jovens agricultores profissionais em empreendedorismo agrícola. Além disso, Benim se comprometeu a recrutar 15 mil jovens em 2015 para preencher cargos de funcionários públicos e dedicou 20% do orçamento nacional à agricultura para ajudar a combater o desemprego entre jovens.

• Burkina Fasso acaba de anunciar um projeto de investimento em jovens envolvendo 46.800 jovens de ambos os sexos, oferecendo uma oportunidade de encontrar empregos sustentáveis no mercado de trabalho. O “Projeto de Empregos para Jovens e Desenvolvimento de Competências” (PEJDC, na sigla em inglês), de cinco anos de duração, é inteiramente financiado pelo Banco Mundial.

• Burundi estabeleceu recentemente a Agência de Empregos para Jovens, que ajudou cerca de 250 formandos do ensino médio a obter cargos permanentes ou estágios nos setores público-privado durante os últimos três anos. O Ministério da Juventude do Burundi também ajudou cerca de 3.700 jovens do Burundi a obter crédito para as start-ups (microempresas iniciantes) durante esse período. No decorrer do ano passado, Burundi organizou diversas reuniões e workshops setoriais e intersetoriais sobre questões relativas aos jovens.

• Cabo Verde expandirá seus atuais 20 centros para jovens a fim de abrir um em cada cidade e em cada ilha do país, e para expandir a estrutura de suas cartas para incluir informações sobre boas práticas e iniciativas de saúde.

• República do Congo instituiu o “Corpo de Jovens Voluntários e de Estagiários do Serviço Público” (Chantiers Jeunesse et Service Civique) que oferece aos seus voluntários uma oportunidade de fazer serviço comunitário e de participar em atividades de educação cívica enquanto constroem suas experiências profissionais como professores, enfermeiros e agricultores voluntários. O Corpo de Jovens será gerido a partir dos Centros de Jovens (“Maison de la Jeunesse”) que estão sendo construídos em todas as regiões do Congo.

• Costa do Marfim declarou 2014 o Ano do Emprego através de iniciativas especiais direcionadas aos jovens, incluindo a Competição Jovens Empreendedores e um “Prêmio Alassane Ouattara para o Empreendedor Jovem Emergente”.

• Gabão apoiou a criação do Fundo “Capacite minha Geração” da Comunidade Econômica e Monetária Centro-Africana (CAEMC, da sigla em inglês), que visa apoiar a capacitação e o emprego de jovens em setores-chave da economia.

• Guiné, em parceria com a Peace Child International (Paz às Crianças Internacional, em tradução livre) sediará o “Congresso Mundial de Jovens da Guiné” a partir de 2 de dezembro de 2014. O fórum enfatizará o desemprego entre jovens, a criação de empregos e as inovações do setor do econegócio.

• Senegal, como parte do compromisso contínuo de seu governo para com o envolvimento com jovens, o país trouxe dois de seus jovens líderes excepcionais à Cimeira de Líderes EUA-África integrando sua delegação e também incluirá os jovens líderes na delegação do Senegal na próxima reunião do G-20. O Senegal também anunciou um aumento em programas de formação profissional e de competências que visam oferecer oportunidades aos jovens.

• Seychelles possui o compromisso de liberar o potencial de seus jovens através de seu Conselho Nacional de Jovens Seychelles, e de um fundo recém-criado para apoiar jovens empreendedores a fim de estimular o emprego dos jovens. O Conselho também aderiu ao SIDS Youth AIMS Hub – SYAH (Centros Aims de Jovens SIDS), organização não governamental interinsular sediada nas Maurícias e liderada por um grupo de jovens da região que representa a sigla em inglês Aims: Atlântico, Oceano Índico, Mediterrâneo e Mar do Sul da China – para motivar os jovens a aprender e a se preocupar com o desenvolvimento sustentável. Seychelles criou um Programa de Liderança Jovem ligado à Universidade de Seychelles que visa proporcionar a jovens profissionais aspirantes dos setores público-privado um mestrado em liderança estratégica e ao mesmo tempo envolvê-los em projetos comunitários.

• Somália lançará um quadro de capacitação de jovens com iniciativas-chave em criação de empregos e representação de jovens no governo.

• Tanzânia pretende anunciar o estabelecimento de um programa "State House Fellows" (Bolsistas da Assembleia Legislativa Estadual, em tradução livre), inspirado no programa de longa data Bolsistas da Casa Branca nos Estados Unidos, para identificar, capacitar e proporcionar uma experiência de alto nível para a próxima geração de líderes da Tanzânia. Essa nova iniciativa complementa o programa que já dura há décadas Serviço Nacional da Tanzânia, através do qual milhares de jovens têm servido duas atribuições de dois anos em uma ampla gama de áreas de desenvolvimento social e econômico.

Consultar: http://iipdigital.usembassy.gov/st/portuguese/texttrans/2014/08/20140805304863.html#ixzz39j5s3LFn