segunda-feira, 1 de setembro de 2014

OPINIÃO: A lixeira em que se tornou Bissau


"Boa tarde amigo Aly,

Vi a foto que publicaste no teu blog sobre o amontoado de lixeira na cidade de Bissau e fiquei com calafrios. Antes vira uma foto, publicada no facebok por uma cidadã atenta (NM), É ESTA A FOTO:


Esta rua faz esquina com a Câmara Municipal de Bissau...

Essa foto retrata o entulhar da lixeira que obstruia completamente uma rua perpendicular à Av Osvaldo Vieira, onde em tempos, todos nos, tu incluido, ainda gaiatos, jogavamos a bola e praticavamos as mais mirabolantes brincadeiras, longe dos fedores que a referida imagem impressionante de desleixo retratava. Mais ainda, a referida rua, fica numa charneira de menos de 100 mts da CMB !!!.

Este pequeno àparte, é para lamentar o estado de imundice e os niveis de degradação dos indices da salubridade publica que afecta a nossa outrora bela e invejada capital da costa ocidental africana. O estado de "saude" de Bissau, constitui hoje, um caso de atentado à saude publica e deve ser encarado com o maior acuidado e urgência pelas autoridades competentes da Guiné-Bissau, pois para além do acautelar da colera e da ébola, o proprio estado generalizado do ar que polui a capital, pode vir a ser um caso sério de saude publica com consequências imprevisiveis para todos os guineenses.

Nos ultimos tempos, Bissau transformou-se numa paisagem encarnada pelo amontoado da lixeira e esgotos nauseabundos à céu aberto... uma pena de cortar a alma, para quem conhecera em tempos idos, essa bela cidade outrora modelo de salubridade e de niveis de vida ambiental sem igual, ao ponto de causar inveja aos nossos vizinhos da costa ocidental. Hoje Bissau, não passa do retrato da importância que lhe é confinada pelo poder politico desleixado e corrupto.

Sabe-se que, o espelho da beleza de Bissau é a Camara Municipal de Bissau (CMB), entidade dependente do Ministério da Administração Territorial, que é a estrutura estatal competente pela gestão da urbanidade e salubridade publica da nossa capita. Contudo, salvo raras excepções de alguns presidentes empreendedores que deixaram marcas positivas de gestão na edilidade (não citarei nomes, mas implicitamente, sabe-se quem são), todos os presidentes que passaram pela CMB, transformaram essa instituição publica num antro de jogos de interesses, de gatunagem e de enriquecimento ilicito caucionado pela impunidade que reina no pais.

Pior ainda, é hoje a situação dessa edilidade capital se prestarmos atenção à figura do seu actual presidente. Racionalmente, como se pode querer uma cidade limpa, organizada e virada para valores civicos da urbanidade, se o proprio presidente dessa instituição, ele mesmo, carece dos requisitos mais basicos desses pressupostos de nivel de vida e de vivência urbana !!!

Sejamos realistas para reconhecer, que no estado actual das coisas, é simplesmente querer o impossivel para Bissau. pois uma pessoa desestruturada em todos os sentidos, elementarmente desorganizado, socialmente caipira como é o actual presidente da edilidade de Bissau, nada se pode fazer para uma cidade tão necessitada e doente como Bissau. Isso era como pedir a uma raiz de purgueira, brotar a flor de uma roseira.

Por isso, deixem de brincar com a paciência dos bissauenses e, caso queiram varrer o lixo de Bissau, varram a maior lixeira da nossa capital que, não é mais ninguém, do que, o proprio presidente dessa edilidade em pessoa.
Um velho ditado diz : "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és"...ai Bissau n'dessan.

OP"