quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

OPINIÃO: Novo MAI ou velhas MANHAS?


A dor de cabeça do primeiro-ministro Domingos Simões Pereira para a nomeação de um novo ministro da Administração Interna na Guiné-Bissau está agora a tomar contornos de uma autêntica novela mexicana. Desde que, a 28 de novembro e a "seu pedido", Botche Cande apresentou o pedido de demissão do cargo, o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira parece não ter conseguido, ainda, convencer o Presidente da República de um nome para ocupar uma pasta tão sensível como é o da Administração Interna.

Forças de bloqueio, dirão uns, mas a verdade é que tem sido bastante difícil convencer JOMAV. E agora as coisas complicaram e Domenico Sanca está cada vez mais longe de ser o próximo MAI: "Parece pouco provavél que o Domenico Sanca venha a substitur o Botche Cande como MAI", garantiu ao DC uma fonte bem colocada junto do executivo.

Os vários desentendimentos entre Domenico e JOMAV - o primeiro enquanto director das alfândegas e o actual PR então ministro das Finanças, eram famosos em Bissau. "JOMAV sentia-se 'desautorizado' pelo DG Domenico Sanca, que por sua vez se queixava de estar a sentir-se sufocado com as exigências do então ministro hiper-controlador", revelou a mesma fonte.

Quanto ao PAIGC, parece estar a perder o fio à meada: a ANP e a Presidência da República não podem com o Governo; o Governo também não pode com nenhum deles, mas sabe que perderá a guerra se tentar lutar com os dois (e é tudo PAIGC). Parecem mais entretidos a lavar a roupa suja.

Deviam era trabalhar em conjunto para tentar desastar o emaranhado de nós que teimam em sufocar a nossa Nação. Para já, e enquanto o País está numa guerra surda, o Povo suspira pela sã convivência entre todos os seus órgãos de soberania. AAS