quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Militar gambiano detido na Guiné-Bissau


Um militar gambiano fugido de Banjul, capital da Gâmbia, foi detido pelas autoridades da Guiné-Bissau, na sequência de uma alegada tentativa falhada de golpe de Estado, disse hoje à Lusa fonte do Governo.

O militar, de baixa patente, terá sido detido na quarta-feira em Ingoré, localidade guineense a 75 quilómetros a norte de Bissau e próxima da fronteira com o Senegal, por onde o soldado gambiano teria entrado.

O destino do militar era Bissau, mas foi capturado quando as autoridades dos serviços de Migração e Fronteira guineense revistaram os seus pertences tendo descoberto que estava munido de um cartão do exército gambiano.

"Como mandam as regras foi detido para averiguações, tendo em conta a situação naquele país", disse a fonte do ministério da Administração Interna, referindo-se a alegada tentativa de golpe para derrubar o presidente Yaya Jammeh, supostamente por uma fação do exército gambiano.

O militar passou pelo primeiro posto da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal (a Gâmbia é um país encravado no Senegal), nas localidades de Mpack e Djeguê sem que tenha sido detido porque, alegadamente, teria apresentado apenas o seu bilhete de identidade, disseram à Lusa fontes dos serviços de Migração guineenses.

Em Ingoré, no entanto, os seus pertences foram revistados como acontece com todos os passageiros que por ali passam tendo sido descoberto o seu cartão militar, sendo de imediato detido e conduzido para Bissau.

A tentativa do golpe falhado ocorreu na noite de terça para quarta-feira. O presidente Yaya Jammeh, que se encontrava em visita ao estrangeiro, considerou já que o movimento foi apoiado "por potencias estrangeiras". Lusa