segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Angola participa em reunião sobre Guiné-Bissau


O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, participou hoje (segunda-feira), em Accra, capital do Gana, numa reunião preparatória da Conferência Internacional de Doadores para Guiné-Bissau, que antecede esse evento agendado para o mês de Março do corrente ano, em Bruxelas (Bélgica). A Conferência Internacional de Doadores para a Guiné-Bissau está agendada para o mês de Março próximo, em Bruxelas (Bélgica).

A reunião serviu para reforçar o processo de construção de uma parceria com a comunidade internacional, bem como explorar formas eficazes de coordenação e harmonização na implementação das reformas estabelecidas pelo governo da República da Guiné-Bissau no ramo da defesa e segurança, recuperação económica e normalização da vida política e social no país.

A delegação da Guiné-Bissau, chefiada pelo seu primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, apresentou o seu plano estratégico e operacional para 2015-2025, focalizando-se nas áreas prioritárias para implementação das reformas estabelecidas. O plano estratégico apresentado foi recebido com muito entusiasmo pelos países presentes.

O secretário de Estado reiterou, durante a reunião, o apoio de Angola ao processo político e de desenvolvimento da Guiné-Bissau, bem como a sua disponibilidade para mobilizar outros países e parceiros, procurando convencê-los a participarem neste grande esforço para o regresso à normalidade deste país africano, que lhe permitirá explorar o seu grande potencial económico.

Foram igualmente ressaltados os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no processo de pacificação e estabilização da Guiné-Bissau. Neste contexto, foi apresentado pela comissária dos assuntos políticos, de paz e segurança da CEDEAO, dados orçamentais relativos a missão das forças da CEDEAO na Guiné-Bissau (ECOMIB).

Para essa reunião preparatória foram convidados, ministros da CEDEAO e da CPLP, bem como representantes da União Africana, ONU, União Europeia, do Banco Mundial e do Banco Africano de Desenvolvimento. AngolaPress