sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ministro das Finanças está "satisfeito" com o Banco Mundial


O titular das pastas da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, Geraldo Martins, disse ter ficado "satisfeito" com o memorandum económico sobre a Guiné-Bissau elaborado pelo Banco Mundial. "Parte do documento coincide com a visão estratégica para desenvolvimento produzido pelo Executivo" e que deverá ser presente na próxima Mesa Redonda de doadores, prevista para março, em Bruxelas.

Geraldo Martins falava à imprensa no final da primeira sessão de trabalhos entre o governo guineense e as instituições financeiras internacionais parceiras do país, que começou na passada quinta-feira, na ilha de Rubane, no arquipélago dos Bijagós.

O Memorandum económico do Banco Mundial é um diagnóstico feito sobre todos os sectores, nomeadamente a pobreza, a macro-economia, as pescas, a energia, a agricultura, o desenvolvimento dos recursos humanos, a biodiversidade e a exploração mineira.

Geraldo Martins lembrou que a particularidade deste memorandum reside no facto de "diagnosticar e propor soluções para os problemas, além de ser abrangente e de compreender todos os sectores da vida nacional." Ainda segundo o ministro, "isto mostra o que é que o Banco Mundial pode fazer com o Governo da Guiné-Bissau nos próximos 12 meses." AAS